Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Segurança: Entrevista com o Comandante da Companhia do Destacamento Feijó/7ª BPM/TK - Capitão Stephan Elias Barbary Neto


Site Cultural: Capitão, desde, daquela sexta-feira, dia 30/10, dia do Assalto ao Banco do Brasil, agência local, sabemos que a população ainda, está tensa e nervosa e vivendo de sobressalto, a prova disso são as várias denúncias recebidas e investigadas pela polícia. Sabemos também que a polícia militar, desde os acontecimentos relacionados ao assalto, não tem medido esforços, na busca e na apreensão dos assaltantes e a prova disso é que as investigações e as buscas incessantes na captura dos assaltantes já resultaram na prisão de um dos foragidos. E segundo a mídia, outro assaltante, em um tiroteio com a polícia, foi baleado está desaparecido, segundo, ainda a mesma, em seus noticiários diários, o assaltante está morto, fato este não confirmado pelo o comando geral da corporação. O que o Capitão, tem a informar a população sobre esse audacioso assalto? E que medidas estão sendo tomadas, para que fatos como esse, não volte acontecer?
Capitão Stephan Elias Barbary Neto: "Realmente esse foi um audacioso assalto. Não é comum esse tipo de crime no Acre. O que foi possível apurar é que os criminosos fizeram um planejamento minucioso para todas as fazes do evento desde a chegada na cidade, o cometimento do crime e a rota de fuga. Dos seis assaltantes, pelo menos três são de outro Estado, talvez Mato Grosso conforme afirmado por Eurico quando do interrogatório pelo Delegado local após sua prisão pela Polícia Militar. Quanto ao Júlio, nome dado por Eurico ao assaltante que teria assassinado o Policial Militar quando tentava atravessar o Rio Purus em fuga não podemos afirmar que o mesmo tenha sido morto pela PM; não há nada de oficial. Em razão do episodio, já reunimos com todos os proprietários de hotéis, pousadas e outros, para a adoção de medidas que serão exigidas posteriormente pela PM tais como confecção de cadastros para os clientes com todas as informações necessárias à identificação de todos que se hospedem nesses estabelecimentos, reforço do policiamento em frente às agências bancárias em dias de pagamento aos funcionários públicos e outras pertinentes".
Site Cultural: Capitão, quanto ao contingente policial, viaturas, armas e munições. Há contingente suficiente e equipamentos que possa garantir a segurança e a ordem no município de Feijó?
Capitão: Stephan Elias Babary Neto: "Hoje podemos dizer que não temos mais problemas devido a falta de viaturas pois acabamos de receber uma caminhonete com xadrez e duas motocicletas novas sendo que ainda há a previsão de mais uma viatura tipo parati e quanto ao efetivo teremos uma melhoria após a conclusão do curso de formação de soldados que já teve seu início no dia 12 deste mês em Rio Branco. Quanto ao armamento e munição, já solicitamos um número maior e já temos confirmação do Comando Geral de que receberemos até no máximo meados de dezembro. Feijó é uma cidade que tem crescido consideravelmente no que se refere à área habitada, principalmente, e isso nos levou a buscar formas de atuação com duas patrulhas motorizadas ao invés de apenas uma apesar de o efetivo existente não favorecer ao novo modelo. Como no momento não é possível realizar a fiscalização de trânsito, o serviço de inteligência, o policiamento escolar e o serviço de repressão ao crime todas ao mesmo instante, temos procurado variar nosso foco, obviamente, priorizamos o atendimento das ocorrências. Sabemos que ninguém deve negar socorro a quem quer que precise, entretanto, a população ainda acha que todo e qualquer deslocamento para o hospital, mesmo que para um simples atendimento hospitalar é obrigação da Polícia em fazê-lo e isso tem sido um problema que temos enfrentado, pois era comum esse atendimento, mesmo atrapalhando consideravelmente o serviço policial. A nossa política é que façamos sim, desde que seja urgência ou emergência e na impossibilidade do serviço especializado (Samu) fazer, do contrário nossa prioridade é o patrulhamento e o atendimento das ocorrências. Portanto, pedimos a compreensão da população neste sentido".
Site Cultural: Capitão, sabemos que o quartel, não é mais quartel. O mesmo foi transformado em uma penitenciária em pleno, centro da cidade, hoje abrigando, além dos policiais, abriga também os agentes penitenciários do Iapen e vários presos perigosos, principalmente um dos assaltantes do banco do Brasil, agência local. Que providências estão sendo tomada para se construir uma penitenciária, fora da área urbana, conforme apregoa a lei?
Capitão Stephan Elias Babary Neto: "Quando assumi o comando da Companhia PM de Feijó, fui surpreendido ao perceber que a Polícia Militar aqui não tinha mais endereço próprio em razão da transformação do então Quartel da Polícia Militar para uma unidade prisional. A existência de um presídio no centro da cidade é algo bastante assustador para os munícipes e preocupante para nós ao considerarmos que o local mantém encarcerados pessoas que um dia cometeram algum tipo de crime e, mesmo sabendo que estão trancados, sempre existirá a intenção de fuga. O fato é que não temos conhecimento oficial de um projeto para a construção de novo presídio ou novo quartel".
Site Cultural: Capitão , estamos vivenciando um processo eleitoral, para atender um calendário determinado pelo TRE, em uma eleição totalmente fora do contexto eleitoral brasileiro. Aonde os partidos já estão em plena campanha para uma eleição pelo que parecer ser uma das mais acirradas nos últimos tempos no município de Feijó, e com eleições marcadas, já para o próximo dia 22. Se a mesma vier a ser realizada? Que medidas estão sendo tomadas, para que a mesma transcorra com tranqüilidade, e seja garantida a ordem e a segurança de todos, principalmente dos eleitores?
Capitão Stephan Elias Barbary Neto: "A princípio, já temos o planejamento feito e graças a isso foi possível identificar as reais necessidades de efetivo e logística para os dois dias que antecedem até um dia após a data da eleição e sabendo do nível da disputa e visando garantir a tranqüilidade, receberemos apoio de pelo menos 10 policiais militares dos municípios visinhos do Vale do Juruá. Vale ressaltar que estamos policiando a fase pré-eleição, ou seja, os comícios com uma patrulha motorizada para cada local".
Site Cultural: Capitão, sabemos que no mês de dezembro há um aumento de circulação de dinheiro no mercado local, devido ao pagamento de funcionalismo público, também funcionários de empresas privadas, principalmente as empresas que estão construindo a BR-364 que recebem, além dos vencimentos mensais, recebem também 13º salário, abonos de férias, dentre outras vantagens. Dinheiro, este que aquece o comércio local, ficando o mesmo bastante movimentado, pois muitas pessoas aproveitam o momento para fazerem suas compras de natal e de final de ano. Que medidas estão sendo tomadas, para garantir a ordem e a segurança de todos? Tem alguma operação especial, para esses dias?
Capitão Stephan Elias Barbary Neto: "são comuns em todas as Unidades Policiais do Estado ser desencadeadas operações específicas para os eventos regionais e no mês de dezembro, a Operação “Papai Noel” ratifica a intenção do Comando Geral em garantir uma maior segurança a todos os cidadãos, principalmente, aos que passam maior parte do dia vendendo suas mercadorias, bem como àqueles que estarão comprando. A movimentação de pessoas nas ruas aumenta consideravelmente graças ao grande volume de valores que circulam na praça e, portanto, nossa atenção será redobrada. Para isso, utilizaremos o policial no seu horário de folga para policiar, principalmente, o centro da cidade nos horários de maior pico, atuando sempre com o apoio de duas patrulhas motorizadas".
Site Cultural: Capitão, sabemos que há um grande consumo de drogas, tanto as drogas chamadas lícitas e as ilícitas, principalmente por parte de menores. Que medidas, estão sendo adotadas para conter esse alto índice de consumo de drogas no município?
Capitão Stephan Elias Barbary Neto: "a droga é um problema que aflige a toda sociedade. A Polícia Militar desenvolve um programa que é voltado especificamente para a educação de crianças dentro das escolas quanto ao não uso das drogas denominado de Proerd (Programa educacional de resistência às drogas e a violência). Ao assumir o comando, procuramos ampliar esse trabalho levando também às escolas do município, pois antes apenas os alunos das escolas do Estado recebiam o programa. Já agora em dezembro iremos formas o dobro do que foram formados no ano passado com um total de 480 alunos. A repressão a esse tipo de delito demanda um maior aparato policial em todos os aspectos. O serviço de inteligência é de suma importância, pois através dele, principalmente, e que investigamos os possíveis envolvidos, como chega à cidade e ai por diante. Apesar de não dispormos desse serviço, em razão do efetivo ainda não ser o suficiente estaremos atribuindo a um grupo de policiais essa missão sem prejuízo de suas atribuições rotineiras culminado com barreiras policiais entre os municípios de Feijó e Tarauacá".
Site Cultural: sabemos que o índice de violência, está muito alto no estado do Acre, violência está que não só atinge a população em geral, principalmente os menos favorecidos, como também, como está sendo frisado pela mídia, essa violência, já chegou a corporação militar e a prova disso, segundo a mesma, só este ano, a corporação militar já teve baixa de seis militares, mortos em pleno exercício de sua profissão. Em relação ao município de Feijó, este índice de violência, ainda está muito alto, ou seja, está desproporcional em relação ao número de habitantes, principalmente os crimes com armas brancas, os roubos e furtos. Que medidas estão sendo tomadas, para diminuir esse alto índice de violência, tanto em nível de estado e do município?
Capitão Stephan Elias Barbary Neto: "primeiramente é notório o re-aparelhamento das polícias pelo Governo através da Secretaria de Segurança Pública. A renovação da frota de veículos, a aquisição de equipamentos e munições são medidas básicas que certamente, culminado com a contratação de 600 soldados contribuirá para a redução da criminalidade em todo Estado. Há quem pense que não, mais Feijó ainda é um dos municípios que apresentam menor índice de criminalidade do Estado. A cultura do porte de “arma Branca” (faca) é presente em todo o Estado, principalmente nos municípios interioranos graças a herança nordestina devido a migração daqueles para essa região. Por conta disso, nossos policiais estão bem orientados para que, incansavelmente, procurem desarmar a população e isso sempre foi feito. Como os crimes em maior quantidade são motivados pelo consumo de bebidas alcoólica e associado ao uso da faca, já conversamos com o Promotor de Justiça que compactua com o rigor na fiscalização e dará atenção especial aos fatos que envolva esse tipo de arma.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.