Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

TEATRO:Dez Anos de Comeroação do Grupo de Teatro Arte é Viver

Secretário Municipal de Esporte Cultura e Lazer Erloilton Silveira, Helder Costa, Vereadora Mirlene, Presidente do Grupo de Teatro Arte é Viver Fagner Ferreira, Prefito Raimundo Ferreira Pinheiro (DIndim), Vice-prefeito Pelé Campos, Dr. Baba e Juiz de Direiito Dr. Manuel Pedroga

Presidente do Grupo de Teatro Arte é Viver Fagner Ferreira e o Ex-presidente Hector Magalhães
Aconteceu, ontem sexta-feira, dia 22/01/10, no auditório da escola de ensino fundamental Imaculada Conceição, uma confratenização em comeração ao Dez Anos de existência do Grupo de Teatro Arte é Viver. Confratenização essa que contou com a presença de várias autoridades locais e apoiadores do Grupo de Teatro Arte é Viver.
A HISTÓRIA DE DEZ ANOS DO GRUPO DE TEATRO ARTE É VIVER
Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de 2000, em uma oficina de teatro ministrada pelo então, presidente da Federação de Teatro do Acre -FETAC, o Senhor Lenine Alencar, nascia o primeiro Grupo de Teatro de Feijó. Que recebeu o nome de FÊNIX, era o início de tudo.
Um ano depois o FÊNIX deixaria essa denominação e adotaria o nome de ARTE NATIVA numa tentativa de comover o coração dos nossos governantes, para que os mesmos olhassem com bons olhos para o grupo, uma vez que este grupo, por meio da arte vinha retratar a cultura nativa do município.
O tempo passou e o grupo cresceu, por meio de sua persistência e força de vontade, todavia surgiram as críticas ofensivas e os comentários maldosos tanto da sociedade em geral, como até de alguns governantes da época. Éramos taxados de "gays", "lésbicas", "marginais" e "vagabundos". Mas todas estass críticas, não fizeram com nos desanimassem, e não afetou a nossa vontade de fezermos teatro, pelo contrário serviu como força e alento, para que continuassemos e seguirssemos enfrente, sem baixar a cabeça e fraquejar jamais.
Era chegado o grande dia da estréia, apresentação que não seria em nossa cidade e sim, na cidade vizinha de Tarauacá, devido à falta de espaço físico que até hoje, ainda é o grande problema que enfretamos, ou seja, não temos um lugar apropriado para mostrar o nosso trabalho.
No Teatro José Potyguara lotado o Grupo de Teatro Arte Nativa, tinha sua primeira atuação num palco, como profissional, apesar da falta de experiência tanto dos atores como do diretor o grupo não fez feio. O público surpreendeu -se ao ver um espetáculo cheio de sensualidade e ação, surgindo assim uma nova maneira de fazer teatro no acre. Pois, nascia a partir daquele momento à linha de teatro "TRECH", linha que no Acre, só o Grupo de Teatro Arte é Viver, trabalha um estilo que se aproxima do cinema.
Não demorou muito para que o Grupo se profissionalizasse nesta linha teatral, chegando assim, o dia da primeira apresentação em Feijó, levando em consideração a falta de espaço foi improvisado um local, no auditório da UFAC. O Arte Nativa apresentou-se nessa noite de estréia para pouco mais de 60 pessoas, com o espetáculo Anjos da Noite. A partir daquela noite, começou-se a quebrar os tabus, a sociedade já começava a olhar-nos com outros olhos, ou seja, já não eramos mais desocupados, já começavamos ganhar o respeito de todos, fomos aplaudidos pela primeira vez em nosso município.
Tempos depois o Grupo de Teatro Arte Nativa, sofria sua primeira crise interna, crise esta que findaria provocando o término do grupo, mas a força de fazer teatro era maior e meses depois alguns componentes, com saudades começaram a reunir-se em encontros semanais. E juntos, decidiram recomeçar e formaram um novo Grupo de Teatro e o Grupo de Teatro Arte Nativa, passou a chamar-se Arte é Viver, grupo este que a a partir de então, deu as maiores glórias para o grupo.
Em, 2006 foi um ano muito especial para o Grupo de Teatro Arte é Viver, ano em que o município de Feijó, foi representado pela primeira vez no Festival Acreano de Teatro. E a peça escolhida, por este Grupo de Teatro, para representar o município feijoense, na capital acreana, foi a peça Anjos da Noite. Supreendendo a crítica acreana o Grupo de Teatro Arte é Viver,termina o Festival como o segundo melhor grupo de teatro do Acre. E também, rouxe o prêmio revelação do festival, prêmio este ganho pelo o ator, Adas Gomes de Deus.
Com isso, o Grupo só engradeceu, ainda mais e vieram os primeiros patrocinadores, pessoas que acreditaram e acreditam no trabalho do Grupo. E o Grupo de Teatro Arte é Viver, só que agradecer e muito a todos os patrocinadores e apoiadores, que acreditam em nosso trabalho, tanto social e cultural.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.