Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Governo libera recursos da aquisição de insumos para BR-364

Mais de R$ 44 milhões são destinados para essa nova etapa da estrada até Cruzeiro do Sul


O governador Tião Viana assinou na tarde dessa quinta-feira, 24, no Gabinete de Governo, a ordem de aquisição de insumos para mais uma etapa de construção da BR-364, estrada que chega até a cidade de Cruzeiro do Sul. Os recursos para a aquisição são do governo federal e chegam a mais de R$ 44 milhões.

“Essa é uma parte importante da construção da BR-364, uma obra que começou na década de 50. É a última fronteira rodoviária do Brasil”, conta Tião Viana. “É o sonho de muitas gerações, o sonho que parecia impossível para tantos e que finalmente se concretiza”. A aquisição e transporte dos insumos deve ser realizada até o final de abril, aproveitando o verão e o alto nível dos rios da região.

Estiveram presentes no Acre com o governador Tião Viana, o vice-governador César Messias, o diretor do Deracre, Marcos Alexandre, e empresários. Com a ordem de aquisição de insumos assinada, as empresas responsáveis terão o prazo de 60 dias para a compra e transporte dos materiais até os canteiros de obras. Para se ter uma ideia da grandeza e o desafio de se construir a BR364, só de óleo diesel serão comprados quase 2 milhões de litros necessários para a camada asfáltica.

É uma obra extremamente complexa que não permite falhas em seu cronograma. Com a liberação dos recursos para a aquisição dos insumos logo no começo do ano, as obras começarão mais cedo e a conclusão se torna ainda mais próxima.

Segundo o diretor Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), faltam apenas 85 km para o término da BR-364. “As obras devem começar em maio, com o início do período de estiagem. Vale lembrar que as obras das pontes ao longo da estrada não pararam em nenhum momento. E já estamos na fase de emenda da ponte sobre o Rio Juruá”, informa Marcos Alexandre.

O governador Tião Viana também fez questão de lembrar os avanços das pontes no Juruá. As obras que não tiveram interrupções durante todo o ano seguem com força. A maior ponte do Acre, em Cruzeiro do Sul, é também a que usa mais tecnologia e a única no Brasil que tem sua estrutura preparada para abalos sísmicos, por fazer parte de uma região com alto índice de sismos. A ponte tem 550 metros de extensão, além de 315 metros do vão de acesso.

Para o empresário Francisco José de Oliveira, de uma das construtoras licitadas para a obra, a garantia de aquisição dos insumos por parte do governo facilita e agiliza o trabalho das empresas. “É a garantia de que o nosso trabalho terá início de acordo com o cronograma feito com o governo”.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.