Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre é o estado com maior número de portadores de hepatite

Os maiores especialistas em doenças hepatopáticas da Região Norte estão participando, desde ontem, no Auditório do Sebrae, do IV Encontro Regional das ONG´S do Norte e Nordeste sobre Hepatites Virais. O evento, que se estende até amanhã, é uma realização da Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac).
O representante do Ministério da Saúde (MS), Eduardo Barbosa, proferiu palestra sobre as ‘Ações Integradas com a Sociedade Civil’. Ele é diretor-adjunto do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais (DDST). Tendo-se destacado no combate à homofobia e enfrentamento da Aids, Barbosa integrou o Grupo de Incentivo a Vida (GIV) em São Paulo), a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP) e o Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo. Está no Ministério da Saúde desde 2004. À época, foi convidado para ser o responsável do adjunto pela Unidade de Articulação com a Sociedade Civil e Direitos Humanos (SCDH).

“Esse evento vai trazer os maiores especialistas, que vão proferir palestras e compor mesas redondas. Vai ser um encontro de grande importância e visibilidade para o país”, disse o presidente da Aphac, Heitor Júnior Macedo. O encontro, que conta com o apoio do governo estadual, objetiva mostrar à sociedade os perigos da doença, considerada silenciosa, alertando as pessoas para a prevenção e tratamentos. O Acre é o Estado da Federação que possui o maior número de casos registrados, segundo dados do MS. Cerca de 100.000 pessoas são portadores de hepatites virais.

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. As cinco principais (A, B, C, D, E) são causadas por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. A recomendação geral é a de que as pessoas que transaram sem camisinha, compartilharam agulhas ou seringas ou receberam transfusão de sangue devem procurar os postos de saúde. O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=19313:acre-e-o-estado-com-maior-numero-de-portadores-de-hepatite&catid=59:geral&Itemid=99

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.