Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Três pessoas morrem de hepatite por semana no Acre


Dados da Associação dos Portadores das Hepatites revelam que a cada semana três pessoas morrem por causa de complicações da doença no Acre.

Organizações não-governamentais e especialistas de vários Estados discsutem a doença em Rio Branco, nesta segunda e terça-feira.

O Acre apresenta uma alta incidência das hepatites. São números que assustam médicos experientes como o cirurgião Tércio Genzini, que trabalha no hospital da beneficência Portuguesa em São Paulo.

Para ele, os números são altos demais, principalmente entre jovens.  O simpósio, que vai até amanhã, mostra todos os problemas enfrentados no combate à doença.

No Acre, muitos pacientes procuram os serviços médicos quando a doença está num estágio avançado. Nesta etapa, as chances de cura são remotas.

A boa notícia veio do médico Tércio Genzini. No Estado 100 pacientes já fizeram transplantes de rins e fígado, e com isso venceram a batalha contra o mal.

O médico vem todos os meses a Rio Branco, onde faz os transplantes de rins. Oitenta pessoas estão na fila.

Já os transplantes de fígado só acontedcem em hospitais fora do Estado. Até agosto, o Governo do Acre terá comprado equipamentos, e esse tipo de cirurgia será realizada no Estado.

Ao menos  100 pessoas estão esperando por um fígado para continuar vivendo. Amanhã será apresentado no encontro, um novo medicamento que está mudando a vida de muitos pacientes com hepatite B.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.