Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Terremoto no Peru é sentido no Acre

Tremor de terra de magnitude 6,8 atingiu todo o estado do Acre.


Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Peru nesta quarta-feira (24), segundo o Serviço Geológico dos EUA. O tremor ocorreu próximo à fronteira com o Brasil, segundo a agência americana que monitora tremores de terra.
O tremor ocorreu em uma profundidade de 145,1 quilômetros.

O epicentro foi a 82 quilômetros da cidade peruana de Pucallpa, de 200 mil habitantes, e a 205 quilômetros da cidade brasileira de Cruzeiro do Sul, no Acre. Ambas as cidades ficam na região da floresta amazônica.

Por volta das 14 horas horário local, todo as 22 cidades do estado do Acre sentiram o tremor de terra que chegou a durar cerca de cinco segundos. Em Rio Branco os edifícios mais altos localizados no centro da cidade pôde-se sentir com mais intensidade o terremoto.

Um dos prédios atingidos foi o da Assembléia Legislativa, onde ocorria uma sessão entre os deputados em parceria com vereadores, devido aos tremores as pessoas foram instruídas a evadirem-se do local. A mesma determinação foi aplicada no hospital das clínicas, antigo prédio do Banacre e palácio das secretarias. Todos os servidores abandonaram os edifícios com medo. Em algumas repartições públicas o expediente foi suspenso.

"Foi algo apavorante para todos nós. De reprente as coisas começaram a tremer deixando os servidores e pacientes apavorados e assutados. Em alguns setores a fibração da terra foi mais forte. Eu fiquei um pouco tonta, mas graças a deus, ninguém ficou ferido", narra Ana Carlos Oliveira, funcionária do hospital das clínicas.

O estudante de comunicação social José Faustino Vieira Neto, mais conhecido como Fauld, estava na Organização Centrais de Atendimento (OCA) quando foi surpreendido pelo tremor de terra.

José Faustino informa que no momento em que pode ser sentido o terremoto, as pessoas que se encontravam no andar de cima do prédio desceram assustadas com o forte tremor de terra.

Segundo o estudante a estrutura da central foi danificada com rachaduras na calçada situada entrada do prédio.

No residencial Mirante do Parque localizado as margens da Av. Ceará, os moradores deixaram seus apartamentos e correram para fora do prédio. De acordo com moradores o tremor de terra balançou a estrutura deixando em pânico todos os moradores.
"Foi um susto tremendo para todos. As pessoas estavam deitadas, almoçando, assistindo televisão e tomando banho quando começou a balançar o prédio e os móveis, daí todos sairam correndo para a rua", explicou Leonardo Zanforlim, morador.

Cruzeiro do Sul
Paulo Roberto, morador de Cruzeiro do Sul, informa que foi possível sentir o terremoto na região por cerca de 10 a 15 segundos. De acordo com o relato do morador, nesse espaço de tempo as pessoas ficaram apavoradas e em seu prédio houve tumulto e correria no momento do tremor.

Informa que o tremor de terra foi bem intenso, fazendo com o que os móveis de seu apartamento saíssem do lugar.

“Estava no computador quando senti o tremor, a mesa começou a sair do lugar, copos começaram a cair e as pessoas do andar de cima saiam desesperadas do prédio” Finaliza.

http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/17309-terremoto-atinge-todo-o-estado-do-acre.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.