Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Encerra-se nesta saegunda-feira, 24, as Inscrições para o Curso de Educação Ambiental

O Programa Agenda 21 e Núcleo de Estudo do Futuro - DEPRO da Universidade Federal de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre  FAZEM SABER que no período de 13  a 24  de outubro de 2011, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Alunos para o  “PROCESSO FORMATIVO EM EDUÇAO AMBIENTAL: CURSO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA ”, na modalidade a distância, que será oferecido  nos polos de Acrelândia,  Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira , Tarauacá e Xapuri, que integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata-se de curso estruturado a partir de edital da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) , a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a  Universidade Aberta do Brasil (UAB).


As inscrições serão realizadas nos pólos UAB do Acre, nos endereços abaixo :


Polo
Endereço
Acrelândia
Rua Adenilson Rogério, 951 -  Centro
Brasiléia
Rua Prefeito Rolando Moreira, 240 – Centro
Cruzeiro do Sul
Rua Rui Barbosa, 525 – Centro
Feijó
Travessa Edmundo Ribeiro Carmo, 220 -  Cidade Nova Nova
Rio Branco
Avenida Getúlio Vargas, 330 – Vila Ivonete
Sena Madureira
Rua João Marçal, 241 – Centro Social Urbano
Tarauacá
Rua Benjamin Constant, 1350 – Centro
Xapuri
Rua Benjamin Constant, s/nº - Centro

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo de seleção de estudantes cursistas será regido pelas regras estabelecidas neste documento e executado em parceria pela UFOP – por meio do Programa Agenda 21 e Núcleo de Estudos do Futuro e pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, por intermédio da Coordenação de Ensino Superior e Educação a Distância da SEE/AC.
1.2 O processo seletivo de que trata este documento será desenvolvido de acordo com as regras do Programa Agenda 21 e Núcleo de Estudos do Futuro – DEPRO UFOP, da UAB e do CEAD/UFOP.
1.3 O/A candidato/a que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado do processo de seleção.
1.4 O/A candidato/a aprovado/a se comprometerá a efetivar a matrícula, cumprir as suas atividades e realizar as avaliações propostas, de acordo com as normas e o cronograma do curso.
1.5 Serão ofertadas 200 (duzentas) vagas, sendo 25 (vinte e cinco) vagas em cada polo UAB no Estado do Acre.

Polo
Nº Vagas
Acrelândia
25
Brasiléia
25
Cruzeiro do Sul
25
Feijó
25
Rio Branco
25
Sena Madureira
25
Tarauacá
25
Xapuri
25

1.5.1. 03 (três) vagas por polo poderão ser preenchidas por profissionais  da rede física do Governo do Estado do Acre, com atribuições referentes à organização espacial e construções de escolas. Essas vagas serão doravante referidas como cotas de demanda social.
1.5.2. A escolha do polo pelos/as candidatos/as deverá ter por referência seu local de trabalho e o interesse de sua instituição.

2. INSCRIÇÕES
2.1 Período de vigência do edital: de 13 DE OUTUBRO  DE 2011, ATÉ AS 22 HORAS  DO DIA 24  DE OUTUBRO DE 2011 (horário do Estado do Acre).
2.2 As inscrições serão realizadas nos polos UAB de escolha dos/as cursistas candidatos/s.
2.3 A carta de intenção deverá conter: a) o interesse do/a candidato/a nos conteúdos do Curso; b) experiências anteriores em educação a distância e domínio da internet; c) experiências anteriores em educação ambiental e sustentabilidade ; d) expectativas em relação ao curso/ aplicações vislumbradas pelo candidato/a; interesse da escola/ instituição  à qual está vinculada.

3. PERFIL DO/A CANDIDATO/A
3.1 São critérios para a seleção do/as cursistas:
3.1.1 Ser professor/a, diretor/a ou gestor/a da rede pública de ensino estadual e municipal do Acre.
 3.1.2 Ser profissional da rede física do Governo do Estado do Acre, com atribuições referentes a construção e organização dos espaço físico de escolas (cota de demanda  social).  
3.1.3 Apresentar carta de superior hierárquico/a manifestando interesse na participação do/a profissional candidato/a.
3.1.4 Ter interesse nas temáticas do curso.
3.1.5 Ter disponibilidade de horário para realizar os estudos por, pelo menos, 10 (dez) horas por semana, ao longo do período de oferta.
3.1.6 Ter disponibilidade para:
a) Realizar navegação on-line durante, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais, no período do curso, para participar das discussões/ chats.
b) Participar de cinco encontros presenciais no respectivo polo UAB. ATENÇÃO: A participação nas atividades presenciais é obrigatória e imprescindível. O deslocamento para o polo será feito por conta própria do cursista.
c) Desenvolver outras atividades encaminhadas pelos tutores online (a distância) e tutores presenciais (polos).
3.1.7 Possuir familiaridade com o uso de computadores e internet.

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
4.1 Para a realização da inscrição, o/a candidato/a ao Processo Seletivo deverá observar os seguintes procedimentos:
4.1.1 Preencher o formulário de inscrição.
4.1.2 Enviar, por correios, por SEDEX ou outra via expressa, para o pólo ao qual estará vinculado/a , OU ENTREGAR PESSOALMENTE no pólo da região da escola ou instituição do/a candidato/a : o formulário,  a carta de intenções, a documentação comprobatória da graduação e a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos para a inscrição, conforme detalhado no item 3, acima, através de carta de superior/a hierárquico/a.
4.1.3 Obrigatoriamente, a inscrição será feita no período de 13 a 24 de outubro de 2011. A documentação enviada pelos correios para o polo escolhido pelo/a cursista candidato/a, deverá ser por SEDEX ou outra forma expressa e deverá ser carimbada no mesmo prazo, entre 13 e 24 de outubro. Documentos enviados a partir de 25 de outubro NÃO SERÃO CONSIDERADOS.  
4.2 A lista dos selecionados será divulgada no site da UFOP, nos polos e pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, no dia 31 de outubro 2011.
4.3 São condições para inscrição:
4.3.1 Ter o perfil descrito no item 3, deste Edital.
4.3.2 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste documento.
4.3.3 Constatada a falta ou irregularidade de qualquer documento, o candidato será automaticamente excluído do Processo de Seleção.

5. DA MATRÍCULA
5.1 A matrícula será feita presencialmente ou por procuração no polo UAB ao qual o/a candidato/a estará vinculado. 
5.2.1 Foto 3X4, recente.
5.2.2 Cópias do documento de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (somente homens).
5.2.3 Documentação comprobatória do vínculo institucional: cópia de contra cheque ou declaração da instituição.


6. CRONOGRAMA
6.1 Inscrições de 13 a 24 de outubro .
6.2 Resultado final: 31 de outubro.  
6.3 Matrícula (confirmação de participação) : 1, 3, 4 e 5 de novembro.
6.4 Início do curso: 11 de novembro de 2011.
6.5 Agenda da realização do Curso:  Módulo I – Novembro ; Módulo II - Novembro-Dezembro ; Férias: 20 de dezembro de 2011  até 20 de janeiro de 2012 ;  Módulo III e Conclusão  – 20 de janeiro a  16 de fevereiro 2012 .
6.6 Notas e certificados digitais : Até 15 de março de 2012.

7. DA COMISSÃO EXAMINADORA
7.1 A Comissão Examinadora será composta por coordenadores de polos , técnicos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre e professores da UFOP,
designados pela Coordenação de Curso.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora, no concernente  à
realização da seleção.
8.2 As dúvidas referentes aos processos de seleção e inscrição deverão ser esclarecidas nos polos UAB.
8.3 As instituições parceiras reservam-se o direito de cancelar, anular ou adiar o Curso, caso haja número insuficiente de inscritos, a critério próprio, dando ampla divulgação de seus atos e de eventuais providências a serem tomadas pelo/as candidato/as que já tenham efetuado a inscrição.

Ouro Preto, 10 de Outubro de 2011.

Dulce Maria Pereira
Coordenadora do Processo Formativo em Educação Ambiental: Curso Escolas Sustentáveis e Com-Vida – UFOP/CEAD/UAB

Marco Antônio Brandão Lopes
Diretor de Inovação – SEE/AC

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.