Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Álcool Zero: autoridades encampam esforços para reduzir acidentes

Em 2011, 38% das mortes ocorridas no trânsito acreano tiveram a embriaguez como causa

Os acidentes de trânsito já se tornaram caso de saúde pública. Somente na última década, segundo o Ministério da Saúde, as mortes por essa circunstância cresceram 25% e todos os anos aumentam os investimentos para atendimento aos acidentados no país. Nesse sentido, as ocorrências envolvendo condutores sob influência de bebidas alcoólicas estão no ranking das principais causas de acidentes que vitimam inúmeras pessoas pelo mundo ano após ano. Em 2011, 38% das vítimas de acidentes fatais ocorridos no Acre estavam alcoolizadas.
Por entender a gravidade dessa problemática, o poder público tem reunido esforços para tentar coibir essa prática, por meio principalmente do endurecimento das penalidades aplicadas. No âmbito administrativo, uma reforma na legislação de trânsito instituiu em 2008 impreteríveis 12 meses de suspensão de dirigir aos condutores flagrados sob efeito de substâncias psicoativas.
Além disso, um projeto de lei está sendo analisado atualmente pela Câmara Federal para endurecer ainda mais as penalidades previstas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Se aprovado, o atual valor da multa cobrada - R$ 957,65 - será dobrado e o tempo de suspensão da carteira passaria a ser de 24 meses. Em caso de reincidência, o valor saltaria para R$ 3.830.

Acompanhando esse processo, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), bem como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), iniciaram em março de 2011 a Operação Álcool Zero, que tem sido intensificada e disseminada nos últimos meses.

http://www.guiademidia.com.br/acessar-jornal.htm?http://www.pagina20.com.br

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.