Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aluna Acreana do município de Santa Rosa é Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Pela primeira vez o Estado do Acre é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O resultado saiu na última segunda-feira, 13, e consagrou a estudante Larissa Bruna Carvalho de Sousa, da Escola Antonia Fernandes de Moura, em Santa Rosa do Purus, como vencedoras nessa modalidade. Ao todo, foram 80 mil alunos inscritos em todo o Estado.

A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais a renovar o interesse por essa ciência e despertar o espírito de competição saudável que existe dentro de cada um. Na competição, o aluno é desafiado a demonstrar sua capacidade de resolver problemas matemáticos que envolvem não só o raciocínio lógico, mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo, há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do gostar de estudar/entender matemática.

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Acre, Severino Correia, avalia que, “para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente”.

O Acre tem participado de forma significativa na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP). É uma iniciativa que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além da medalha de ouro, o Estado foi contemplado com mais 16 medalhas de bronze (10 do ensino fundamental e seis do ensino médio).
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Premiação

O aluno vencedor é contemplado com uma bolsa de iniciação científica no período de um ano, com bolsa de R$ 100, e ainda participa de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados pelo desempenho de seus alunos. Nesse quesito, foram premiados três professores e quatro escolas acreanas distribuídas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Os vencedores ganharam computadores portáteis com programas de matemática e kits de projeção móvel.
Objetivos Principais da OBMEP
    • Estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas.
    • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
    • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
    • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
    • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.
    • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.