Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Estudantes do Ensino Médio da rede pública terão direito à merenda escolar

O secretário de Estado de Educação e Esportes, Daniel Zen, anunciou nesta quinta-feira, 9, em Cruzeiro do Sul, a implantação a partir deste ano da merenda escolar no Ensino Médio. O assunto já vinha sendo trabalhado há algum tempo no âmbito da SEE, que precisou fazer adaptações nas escolas, construindo ou ampliando cantinas, refeitórios e cozinhas, compra de mobiliário e contratação de merendeiras
"Agora em 2012 chegamos a um ponto em que todos os gargalos foram resolvidos e já nesse início de ano letivo estamos introduzindo definitivamente a merenda escolar para o Ensino Médio”, disse o secretário.

O Estado poderia ter terceirizado a oferta de merenda escolar, mas numa “decisão ousada”, segundo o secretário, decidiu reproduzir os modelos utilizados até aqui para o fornecimento de merenda para o Ensino Fundamental e Infantil.

Para aquisição dos alimentos, a SEE usa duas modalidades de licitação: uma delas é a tradicional, destinada a produtos como massas, enlatados e alimentos processados. A outra é a chamada pública, destinada a adquirir produtos da agricultura familiar. Segundo Zen, uma recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) diz que pelo menos 30% da merenda seja oriunda da agricultura familiar, o que já acontece no Acre. A chamada pública é modalidade feita pela própria SEE.

No fim do ano passado aconteceu a primeira chamada pública com adesão dos produtores da região do Juruá já visando as compras para 2012. Para que houvesse a participação de produtores locais, houve um intenso trabalho do governo do Estado no sentido da organização deles em cooperativas, associações e mesmo cadastramento individual na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Segundo Zen, à medida em que os agricultores forem ampliando e diversificando a produção, há um potencial de adquirir cada vez mais produto locais, o que pode ultrapassar 60% do total utilizado pelas escolas.

O coordenador da merenda escolar em Cruzeiro do Sul, Janilson Azevedo, informou que os principais produtos são as verduras, legumes, feijão, farinha de mandioca, ovos e frango.

Nas próximas chamadas vão entrar outros produtos, como o arroz da região. O coordenador de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, informou que a SEE contratou 12 merendeiras através de uma cooperativa e pretende dar um curso sobre qualidade e higiene na merenda escolar. O Sesi, através de seu programa Cozinha Brasil, também já se disponibilizou dar um curso de culinária com aproveitamento de itens que normalmente são considerados refugos, como folhas e talos. (Agência Acre)

 http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=27007:estudantes-do-ensino-medio-da-rede-publica-terao-direito-a-merenda-escolar-&catid=59:geral&Itemid=99

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.