Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Importância histórica do Barão do RIo Branco é relembrada por Anibal

Maior diplomara do país de todos os tempos nasceu em um 20 de abril, véspera da independência e antevéspera da descoberta do BrasilO senador Aníbal Diniz (PT) estreou na tribuna do Senado Federal em 2012 nesta segunda-feira abordando temas de suma importância para o País e, em especial, para a diplomacia brasileira.


 No primeiro deles, o senador destacou o êxito conquistado na resolução da questão haitiana em território brasileiro, graças às intervenções dos governos Acreano e Federal para resolver a situação diplomática dos refugiados do Haiti em especial no Acre.
Segundo Aníbal Diniz, dos cerca de 2.300 haitianos, que passaram pelo território acreano, apenas 130 ainda permanecem à espera de ter as suas imigrações resolvidas, o que deverá ocorrer até a semana que vem.


Os demais tiveram as suas documentações regularizadas e já se espalharam pelo território brasileiro em busca de trabalho, a maioria já tendo destino profissional definido.Coincidentemente, esta vitória, fruto do empenho pessoal do próprio senador Aníbal Diniz, e dos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffman e das Relações Institucionais, Ideli Salvati, ocorre na semana que antecede ao centenário de nascimento do Barão do Rio Branco, “o refundador da diplomacia brasileira”, como definiu Aníbal Diniz sobre o homem que é tido como o principal responsável pela brasilidade do Acre.


Foi graças a José Maria da Silva Paranhos Júnior, (nascido em 20 de abril de 1945) - o Barão do Rio Branco - que o Acre passou a integrar o território brasileiro em 17 de novembro de 1903.Aníbal Diniz destacou em seu discurso um artigo de autoria do também diplomara Rubens Ricupero, no qual é feito o reconhecimento do trabalho do Barão do Rio Branco nas principais questões de conflito territorial do Brasil com países vizinhos durante os séculos 19 e início do século 20.


“Foi a partir dele (do Barão) que tivemos as soluções negociadas ganhando primazia sobre as guerras.
O Brasil é um país de paz. E essa cultura de paz presente na diplomacia brasileira se deve, em grande parte, a esse trabalho excepcional desempenhado pelo Barão do Rio Branco”, destacou o senador. completando: "o ministro Ricupero faz um reconhecimento mostrando o grande legado que esse brasileiro, que, além de diplomata, era geólogo e historiador, deu em favor da diplomacia brasileira”.

 http://agazeta.net/manchetes/mpolitica/8612-anibal-diniz-lembra-os-100-anos-da-morte-de-barao-do-rio-branco-.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.