Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aníbal Diniz propõe novo plebiscito para o fuso horário

Depois que a presidente Dilma Roussef vetou a mudança do fuso horário do Acre, em dezembro do ano passado, a novela deve continuar agora com a proposta de um novo plebiscito. 

Na última parte do imbróglio, Dilma havia vetado o texto que determinava o retorno ao fuso horário antigo do Estado, de duas horas de diferença em relação ao Distrito Federal e de três horas, durante o horário de verão.

O anteprojeto é do senador Aníbal Diniz (PT), que defende um novo referendo para saber se a população ainda quer o retorno do horário antigo.

O seu gabinete anunciou ter pesquisas que comprovam a satisfação das pessoas com o horário vigente.
Por quase 90 anos, esse foi o fuso horário do Acre -- a mudança ocorreu em 2008, a partir de projeto de lei do então senador e atual governador do Estado, Tião Viana (PT), que estabeleceu a diferença de apenas uma hora em relação à capital.

Nas eleições de outubro, no entanto, a população do Estado foi às urnas em referendo sobre o tema e a maior parte dos acrianos (56,87%) rejeitou a alteração. Surgiu então a polêmica: parlamentares questionaram o fato de um referendo modificar uma lei que já está em vigor.

Diante do impasse jurídico, um novo projeto foi apresentado para o Estado voltar ao seu antigo fuso horário, mas rejeitado pela presidente.

A justificativa do veto da presidente, sugerido pela Secretaria de Relações Institucionais, dizia o seguinte: “Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes federados".

 http://agazeta.net/manchetes/mpolitica/9730-anibal-diniz-propoe-novo-plebiscito-para-o-fuso-horario.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.