Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

SEE reconhece necessidade de melhorias na educação acreana

Conforme os dados, em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou esta semana dados referentes ao índice de reprovação no ensino médio do país. Conforme os dados, em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010.
Esse é o pior índice desde 1999, primeiro ano com dados disponíveis no site do Inep. Entre 2006 e 2007, o órgão alterou a metodologia e adotou a taxa de rendimento em vez de índices de evasão escolar. Porém, o número de alunos repetentes no ensino médio, que desde 2007, oscilava em cerca de 12%, acabou sofrendo um leve salto depois de cinco anos.

No Acre, o Diretor de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Josenir Calixto, afirma que o resultado da pesquisa foi vista como um desafio para a instituição. “Enquanto houver um aluno reprovado no nosso Estado, nós nos sentiremos desafiados a continuar trabalhando”, disse Calixto.

Segundo o diretor, a meta da SEE para 2012 é reduzir o abandono escolar pois o aluno ingressa na escola e não possui incentivo para continuar os estudos. Para ele, a análise dos números demonstrada na pesquisa do INEP mostram também que está subindo o índice de aprovação.

“A função da escola é assegurar a qualidade do aprendizado por série. A SEE está acompanhando o processo de recuperação das capacidades dos professores e vamos verificar se a aprovação está sendo de qualidade ou não. Explica.

Conforme a pesquisa, os índices de reprovação de alunos na educação brasileira revelam que o Acre está à frente de grandes Estados como o Rio de Janeiro e Rondônia. Entretanto, está com uma média acima da média brasileira, quando se considera o rendimento escolar no nível fundamental e abaixo da média nacional no que tange à taxa de reprovação do nível médio.

Maior índice - Os estados com maior índice total de reprovação no ensino médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).

A rede municipal de ensino na região urbana de Belém, no Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5% seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%.
Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).Taxa de abandono - Os dados sobre o rendimento dos estudantes é dividido em quatro categorias: taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de não-resposta (TNR), composta por matrículas que não se encaixam nas outras categorias por falta de informação nas escolas.

Apesar do aumento na taxa de reprovação, o índice de abandono no ensino médio vem caindo de maneira constante: em 2007, 13,2% dos estudantes que estavam no ensino médio em 2006 haviam desistido de estudar, enquanto em 2011, o número de desistentes em relação a 2010 foi de 9,6%.

Ensino fundamental - Em 2011, segundo o Inep, o ensino fundamental teve taxa de reprovação de 9,6%. Os estados com maior índice total de reprovação neste ciclo do ensino básico são Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%) e Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). A rede estadual de Bahia e Sergipe também têm os piores índices do país: 26,6% e 22,5%, respectivamente.

Os estados com menores taxas são Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).

 http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/25380-see-reconhece-necessidade-de-melhorias-na-educacao-acreana-.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.