Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

‘Acre Estado’ completa 50 anos hoje

Ex-Território federal foi elevado à categoria de Estado pela Lei 4.070, assinada pelo então presidente João Gourlat
 
Há exatos 50 anos, o presidente da República João Gourlat assinava, em Brasília, uma lei (4.070) que finalmente poria fim a uma luta iniciada nestas terras no fim do século 19. Embora desde 1903 o Acre fizesse parte do Brasil como território federal - após a assinatura do Tratado de Petrópolis -, a região não exercia sua devida autonomia, ou seja, não possuía as mesmas características que os demais Estados da Federação.

A população acreana não podia, por exemplo, eleger seus governantes, que eram nomeados pelo governo central. Além disso, nem todos os impostos eram arrecadados (somente os federais) e o território não podia ter suas próprias leis. Até então, o modelo era inédito no país e se baseou nos moldes argentinos e norte-americanos.

A partir daí, um grupo conhecido como “autonomistas” começaram a agir para elevar o Acre à categoria de Estado. O movimento teve duas fases. A primeira, que durou até 1920, caracterizou-se por revoltas de vários tipos, entre elas a armada. Os palcos das luta foram no Juruá (1910), Purus (1913) e no Vale do Acre (1980), mais precisamente em Rio Branco. Prefeitos departamentais acusados de irregularidades foram depostos pela população e seguidos protestos contra a influência do Governo Federal ocorreram.

 GUIOMARD Santos (D) foi o autor do projeto de lei que transformou o Acre em Estado

Após alcançar o direito de escolher dois deputados federais, em 1934, o movimento autonomista entre em sua segunda fase. É aí que surge um dos personagens centrais deste processo: o parlamentar Guiomard Santos. Ele funda o Comitê Pró-Autonomia do Acre em 1957 para endossar a campanha pela aprovação do projeto de lei enviado ao Congresso que, somente em 1962, seria aprovado e elevaria o território à Estado. A luta não significava apenas a independência política, mas também a econômica, uma vez que, assim que o Acre deixou de ser Bolívia e passou a ser Brasil, todo o imposto arrecadado com a grande produção de borracha iam para os cofres do Governo Federal. Ou seja, a moeda proveniente da produção local não circulava dentro do território. O dia 15 de junho de 1962 é considerado a segunda data mais importante da história do Acre. O início da chamada Revolução Acreana – ou processo de anexação do Acre ao Brasil, como muitos preferem chamar – ocupa o grande destaque no passado acreano. 

 http://www.guiademidia.com.br/acessar-jornal.htm?http://www.pagina20.com.br

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.