Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Comissão de Educação da Aleac entra na luta por ar-condicionado nas escolas públicas

O plano de se colocar ar-condicionado em todas as salas de aula de escolas públicas do Acre foi discutido em uma reunião nesta quinta-feira, 28, com os deputados da comissão de educação da Assembleia Legislativa e demais interessados.
A iniciativa da comissão de educação da Assembleia já tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação- SINTEAC - e de toda a comunidade escolar, principalmente os alunos, que são os mais prejudicados.
“ Se não tiver um ar-condicionado na sala de aula, isso vem ocasionando até mesmo a indisposição das crianças em aprender, porque o calor chega a ser insuportável, o que tem hoje são ventiladores que mais parecem um helicóptero, dificultando o entendimento entre o professor e o aluno”, declara Rosana Nascimento, presidente do SINTEAC
Estudos científicos revelam que o aprendizado dos alunos é maior em ambientes com temperatura agradável. A reivindicação da comunidade escolar por salas climatizadas nas escolas públicas é antiga, mas nunca foi levada a sério, porque era vista como um luxo desnecessário.
Entre as barreiras para a instalação de ar-condicionado nas escolas estão o custo para se adquirir s equipamentos, que pode chegar a R$ 10 milhões só na rede estadual; e o valor da conta de energia elétrica nos estabelecimentos de ensino, que pode triplicar.
O presidente da Comissão de Educação da Assembléia, deputado Moisés Diniz (PCdoB)calcula que em três anos é possível levar esse benefício a toda rede estadual de ensino, contando com recursos de emendas parlamentares e isenção de impostos na conta de luz das escolas.
“Já estamos buscando o apoio dos deputados federais para que incluam em suas emendas essa prioridade, e também vamos buscar a isenção de impostos estaduais para baratear essa conta de energia”, afirma o deputado.

http://www.agazeta.net/noticias/noticias/1756-comissao-de-educacao-da-aleac-entra-na-luta-por-ar-condicionado-nas-escolas-publicas

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.