Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Deputado quer ar-condicionado em todas as escolas públicas do Acre

Instalar equipamentos de ar-condicionado em todas as escolas públicas do Acre. Esse é o objetivo de uma campanha idealizada pelo deputado estadual Moisés Diniz (PC do B-AC). Para isso, ele tem buscado o apoio de deputados federais e senadores para que eles destinem parte de suas emendas parlamentares para este fim.

O nome da campanha é 'Ar-condicionado nas escolas: um presente às nossas crianças e um direito das nossas professoras'. Segundo o parlamentar a medida é uma forma de fazer justiça aos estudantes e docentes do ensino público.

"É justo do ponto de vista ético. Os demais funcionários públicos, como políticos, juízes e assessores trabalham em ambientes climatizados e quem paga esse 'bom clima' para trabalhar são os cidadãos através dos impostos enquanto o professor trabalha no calor", argumenta.

A questão climática é determinante para o pedido. "A temperatura está aumentando, a média chega a 36° no Acre com sensação térmica de 40°. Em uma região como a Amazônia onde chove por pelo menos oito meses e as escolas são obrigadas a fechar as janelas, transformando as salas de aula em um verdadeiro inferno", explica.

Diniz quer reunir presidentes de associações de moradores e representantes de escolas para fortalecer a campanha, que ele acredita irá até mesmo influenciar na qualidade dos ensino.
"Tenho convicção que a aprendizagem vai melhorar muito. Hoje tentamos fazer educação moderna com tecnologia atrasada. O que tiver de moderno temos que incorporar. Qualquer fábrica trabalha hoje com estrutura climatiza. Porque não nas escolas do Brasil. Isso na verdade é uma indecência que é preciso corrigir", diz.

Emendas
Para viabilizar o projeto, o parlamentar pede apoio da Bancada Federal do Acre. "Vamos apresentar um documento coletivo da sociedade acreana, pedindo que eles destinem emendas para o Governo do Estado e prefeituras, para instalar os equipamentos nas salas de aula", explica.

Diniz diz que ainda fazendo um levantamento das escolas e custos para avaliar quanto poderia ser angariado para o ano de 2014 e quanto tempo seria necessário para conseguir alcançar toda a rede pública de ensino.

O parlamentar tem ainda uma proposta para que a instalação dos equipamentos não afete o orçamento das escolas. "Estou defendendo que o estado zere o ICMS de energia das escolas. As escolas rurais não entram na tabela porque o consumo é pequeno, mas nas escolas urbanas , que tem consumo mais alto o imposto é cobrado e a cada R$ 4 é cobrado um R$1 de ICMS. Você isentando as escolas permite que elas tenham esse tipo de equipamento", explica.

Tecnologia
O parlamentar acredita ainda que a iniciativa possa levar os governantes a pensar em utilizar formas alternativas de energia. Como a instalação de placas solares nas escolas, para diminuir o consumo via distribuidora de energia elétrica.

"Você teria placas solares para cobrir a iluminação e pequenos equipamentos eletrônicos e utilizaria a eletricidade apenas para o ar-condicionado. A ideia é criar um movimento no Acre que vai encontrando os obstáculos e tratando deles. O que não dá é para continuar dessa forma que é injusta do ponto de vista ético", conclui.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.