Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante dos últimos acontecimentos de violência nas proximidades e dentro do estabelecimento escolar, a Direção da Escola José Gurgel Rabello, vem a púlico fazer alguns esclarecimentos e ponderações. 

A escola atende hoje, mais de 1200 alunos devidisos em três turnos, a sua clientela é formada por cidadãos de diversos segmentos. Por ser a única escola de nível médio do Município, há convergência de todos os bairros. Nossos alunos são acolhidos sem distinção de raça, cor, gênero ou condição social, somos uma escola democrática. 

A Constituição Federal de 1988, artigo 205 diz o seguinte: " A educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". O Estatuto da Criança e do Adolescente também reza o seguinte: "São deveres dos pais matricularem seus filhos na escola e acompanhar a frequência e aproveitamento na escola".

Diz ainda o Estatuto: "O descumprimento destes deveres pode ser identificacão como crime de abandono intelectual ou infração administrativa quando os pais não acompanham o desenvolvimento do aluno na escola". Somos conscientes de nossas responsabilidades, nossa equipe pedagógica trabalha diariamente nessas questões disciplinares e às vezes até como orientadores educacionais e psicólogos. Nossas ações são estritamente de cunho pedagógico, como prevenção à violência desenvolvemos anualmente projetos, palestras e aulas temáticas expositivas.

O fato que repercutiu nas mídias classificamos como isolados, não vemos como violência interna escolar.  Esse é mais um caso extra escola que veio a se desenrolar no ambiente interno. Aqui estamos falando de vidas, de preparação para o sucesso profissional.

Acontecimentos dessa natureza, quando tomamos conhecimentos, de acordo com o Regimento Interno e o Estatuto da Criança e do Adolescente, reunimos as partes envolvidas na presença do Conselho Escolar e Conselho Tutelar e tomamos as medidas cabíveis para cada caso, e encaminhamos as autoridades constituídas, quando necessário, de outro modo atribuímos ações pedagógicas.

A escola cabe a escola fazer com que o educando participe do seu grupo ativo e afetivamente, apropriando-se de valores, valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserido.

Por isso solicitamos aos pais, as autoridades, a comunidade em geral que sejam parceiros no combate a intolerância, a violência, e que nos ajude na preservação de valores positivos na vida de nossos estudantes.
A Equipe Gestora 

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.