Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre não atinge meta de vacinação contra o HPV

Meta era vacinar 80% do público alvo de 22 mil meninas. Estado imunizou 17 mil adolescentes, o que representa 70%.
A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV, imunizou, em todo o Acre, ao menos 17 mil meninas, o que representa 70% do público alvo. A meta era imunizar 80% do total de 22 mil adolescentes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Com isso, o estado ficou 10% abaixo do objetivo. A campanha teve início no dia 10 de março e terminou no último dia 10 de abril.

O município de Epitaciolândia, distante 230 km de Rio Branco, teve até a última sexta-feira (11), o maior índice de cobertura vacinal, com 103,45%, seguido de Acrelândia com 86,96% de adolescentes vacinadas. A capital do estado ficou em 3º lugar tendo vacinado 83% das meninas. Já o município com menor índice de cobertura vacinal é Porto Walter, onde apenas 24% das jovens foram vacinadas.

O gerente estadual de Imunização, Ivan Galvão ressalta que os números podem mudar nos próximos dias, já que alguns municípios estão tendo problemas para enviar os dados sobre a vacinação para o Ministério da Saúde. "Então estamos confiantes de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", diz.
Rejeição
Uma dificuldade que o gerente diz ter sido encontrada durante a campanha foi a rejeição de alguns pais à vacinação, acreditando que isso poderia estimular o início precoce da vida sexual.

"A população ficou receosa porque é uma vacina nova dentro do calendário de vacinação. Uma das coisas que a gente observou é que algumas pessoas titularam a campanha como se o Ministério da Saúde estivesse estimulando os adolescentes a terem vida sexual e não tem nada a ver uma coisa com a outra. Estamos falando em termos de prevenção, a vacina tem três doses e a última ela vai receber cinco anos após a primeira. Uma adolescente que hoje tem 13 anos vai receber a última quando tiver 18 anos", diz.

Vacina nos postos
A vacina contra o HPV é usada na prevenção de doenças como o câncer de colo de útero. A expectativa do Ministério da Saúde é que no Acre, cerca de 27, 1 mil adolescentes, entre 11 e 13 anos, fossem imunizadas em 2014. Em 2015 serão vacinadas garotas entre 9 e 11 anos.
O gerente ressalta que embora a campanha tenha sido encerrada os pais e jovens na idade estipulada ainda podem ter acesso à vacina. Para isso basta ir a um posto de saúde. A vacina contra o HPV é ministrada em três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a última cinco anos depois.

"É importante pedir que os pais, que por algum motivo ainda não levaram seus adolescentes, que  levem seus filhos para vacinar porque a gente ainda pode enviar esses dados como dados de campanha. Depende dos pais levar seus filhos para vacina", finaliza.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/04/acre-nao-atinge-meta-de-vacinacao-contra-o-hpv.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.