Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Projeto de Lei que garante cota de 20% para negros em concurso público federal é aprovado na câmara

A proposta limita a aplicabilidade das cotas ao prazo de 10 anos

Buscando a igualdade racial no serviço público, um projeto de lei que propõe a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos federais para os negros foi aprovado no plenário da câmara dos deputados.  A proposta limita a aplicabilidade das cotas ao prazo de 10 anos.
O trabalhador autônomo Manoel Paixão tem 25 anos é estudante de serviço social em uma faculdade particular de Rio Branco. Atualmente ele trabalha como vendedor de mão no calçadão da Benjamin Constant, centro da cidade. Manoel garante que já fez concurso público e o alto número de participantes o tirou da concorrência.
De acordo com a secretária municipal da igualdade racial, Lúcia Ribeiro, a reserva de cotas em concursos públicos para candidatos autodeclarados negros e ou pardos já é garantida em pelo menos quatro estados da federação. Em Rio Branco o cenário não é diferente, cerca de 22,85% do primeiro escalão da atual administração é composta por negros.  
Lúcia Ribeiro disse acreditar que após aprovado e sancionado pela presidência da república, esta lei fará com que realmente ocorra a igualdade racial no país. Uma pesquisa mostra que hoje a população negra no Brasil representa 50,47%, mas que no poder executivo federal, esta estatística cai para 30%.
http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/37235-projeto-de-lei-que-garante-cota-de-20-para-negros-em-concurso-publico-federal-e-aprovado-na-camara.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.