Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Em pesca esportiva, amigos fisgam pirarucu de 80kg em rio na Bolívia

Fisioterapeuta Luiz Paulo Veras estava em viagem com outros pescadores. Após fisgado, o peixe foi devolvido à natureza.
Caio FulgêncioDo G1 AC
Na foto, pescadores Francisco Veras (dir.), Paulo Roberto (centro) e Luiz Paulo Veras (esq.) mostram o pirarucu de 80kg (Foto: Arquivo pessoal)Na foto, pescadores Francisco Veras (dir.), Paulo Roberto (centro) e Luiz Paulo Veras (esq.) mostram o pirarucu de 80kg (Foto: Arquivo pessoal)

Dedicado à pesca esportiva desde a infância, o fisioterapeuta acreano Luiz Paulo Veras, de 25 anos, diz ter fisgado, com outros dois amigos do Acre, um peixe pirarucu de aproximadamente 80 kg, em um rio, na Bolívia. De acordo com Veras, a equipe saiu do município de Plácido de Castro, distante 95 km de Rio Branco, e percorreu mais 120 km de mata virgem para chegar ao local, além de três horas de barco. A viagem ocorreu de quarta-feira (25) ao domingo (29).
Luiz Paulo Veras mostra um peixe pintado, também pescado em rio na Bolívia (Foto: Arquivo pessoal)Luiz Paulo Veras mostra um peixe pintado, também
pescado em rio na Bolívia (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo Veras, o peso aproximado do animal foi medido levando em consideração o tamanho e a dimensão. A equipe não levou o equipamento para a pesagem. O pescador conta também que na ocasião, o grupo fisgou outros tipos de peixes, como o pintado. Ele diz que todos existem também no Acre, mas devido à pesca na região, são mais difíceis de serem encontrados.
"São de ocorrência no Rio Acre, mas devido ao excesso de pesca, falta de preservação, a primeira coisa que acontece é o desaparecimento nas bacias da região. Acontece de encontrarmos eles aqui, mas é raro, o rio polui e eles vão embora", explica.
Por se tratar de pesca esportiva, Veras esclarece que após fisgado, o peixe é devolvido à natureza. Ele se diz apaixonado pela atividade. "Eu sou apaixonado por isso. Eu sou pescador esportivo de um peixe chamado tucunaré, mas abri uma exceção com essa equipe. Eles são pescadores mais experientes, que pescam peixe de couro. E nós tivemos essa experiência", finaliza.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.