Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Em 15 dias inicia vacinação em crianças contra hepatite A

Banner-hepatitecrianca2
Já estão disponíveis 7,1 mil doses para a Capital
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês. O público-alvo, de acordo com o ministro Arthur Chioro, são crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses.
A meta é imunizar 95% deste público em um ano, cerca de 3 milhões de crianças. Com a inclusão da vacina, o objetivo é prevenir e controlar a hepatite A gradativamente.
O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano. Para o início da vacinação, já foram distribuídas 1,2 milhão de doses para os estados e municípios. O restante será distribuído gradualmente entre os meses de agosto e setembro.
Este mês, a vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde de 11 estados – Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, segundo o ministério.
No mês de agosto, a vacina chegará ao Amazonas, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina, à Bahia e Paraíba. Já nos estados de Roraima, São Paulo e do Paraná, a imunização ocorrerá no mês de setembro.
A hepatite A é uma doença que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 151.436 casos da doença foram registrados no Brasil entre os anos de 1999 e 2013. No período entre 1999 e 2012, 761 pessoas morreram por causa da doença.
No Acre
No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde já repassou as vacinas para as prefeituras. A Prefeitura de Rio Branco já está informada da chegada do material. As 7,1 mil doses da vacina serão encaminhadas nesta quarta para a Secretaria Municipal de Saúde.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ambiental de Rio Branco, Mônica Moraes afirma que a vacinação nos postos de saúde começa em aproximadamente 15 dias.
Esse tempo é necessário para que os enfermeiros e técnicos recebam treinamento específico para a aplicação. As crianças que devem ser necessariamente vacinadas devem ter entre um e dois anos. As mães não podem esquecer de levar ao posto de saúde a carteirinha de vacinação da criança.
http://www.agazeta.net/cotidiano/5505-em-15-dias-inicia-vacinacao-em-criancas-contra-hepatite-a

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.