Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Trinta candidatos foram impugnados pelo MPF até esta quinta (10)

Inelegíveis poderão apresentar defesa junto ao TRE-AC. TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar todos os requerimentos.
Yuri Marcel e Rayssa NataniDo G1 Acre
Urna eletrônica (Foto: Felipe de Souza/Prefeitura Angra dos Reis)MPF verifica situação de candidatos no Acre
(Foto: Felipe de Souza/Prefeitura Angra dos Reis)
A Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) impugnou 30 e deu parecer de indeferimento de requerimento a 56 candidatos até esta quinta-feira (10), no Acre. Uma equipe composta por 25 servidores realiza o trabalho de avaliação e identificação de possíveis irregularidades nos pedidos de registro das Eleições 2014 que vai até o póximo sábado (12).

De acordo com a chefe da assessoria eleitoral da Procuradoria Regional Eleitoral no Acre, Izabele Belarmino, o MPF optou por fazer o pedido pelo indeferimento de candidatura em casos considerados sanáveis. Já aqueles que o órgão entendeu que não poderão ser corrigidos em tempo hábil, receberam o pedido de impugnação.

A falta de desincompatibilização, como é chamado o afastamento dos pré-candidatos dos cargos que ocupam e que deve ser feita na maioria dos casos até três meses antes das eleições, tem sido o maior motivo para os pareceres pelo indeferimento.

Já os pedidos de impugnação, estão sendo dados aos candidatos com "ficha suja" e candidatos que não constam como filiados a partidos no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Nós verificamos que muitos candidatos, apesar de constarem na ata de filiação do partido e terem sido escolhidos em convenção para concorrerem à eleição, não constavam como filiados no site do TSE e nesse caso, como é uma condição de elegibilidade que dificilmente será suprida, nós impugnamos", explica.

Os candidatos só serão notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral após o encerramento do prazo dado ao MPF para análise. A partir daí, terão sete dias para apresentarem suas defesas que serão julgadas pelo Tribunal até o dia 5 de agosto.
De acordo com a assessoria eleitoral da promotoria, ainda não é possível divulgar os cargos e nomes dos candidatos ou coligações que tiveram os pedidos de registro de candidatura impugnados. 

No total, 628 pedidos entre os cargos de governador, vice-governador, senador, deputados estadual e federal, suplentes, além de coligações estão sendo analisados.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.