Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Secretaria Municipal de Saúde Inicia Vacinação Antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, iniciou nesta segunda (18/08/14), a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha seguirá até o dia 29 de agosto, na zona urbana de nosso município e posteriormente, na zona rural, e pretende imunizar cerca de 5.760  cães e gatos, através da vacinação casa a casa. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina. Nosso objetivo é imunizar, pelo menos, 80% da população canina do município.

Enfatizamos que “a campanha se faz importante, porque só através da vacina de cães e gatos é que pode ser evitada a raiva humana”. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.


Ressalta-se que a campanha de 2014 deve ser realizada com extrema responsabilidade e empenho, em virtude que nos últimos 3 (três) anos o Estado não alcançou a meta de 80% de cobertura vacinal. 


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.