Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre tem menor nível de progresso social da Amazônia Legal, diz Imazon

Estado alcançou 54,1 pontos, valor inferior à média nacional, de 67,73. Dentre os municípios acreanos, cinco estão em alerta vermelho.
Do G1 AC
Amazônia Legal  (Foto: Divulgação/ Imazon)IPS dos estados que compõem a Amazônia Legal; Acre alcançou 54,1 (Foto: Divulgação/ Imazon)

Um estudo realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostrou que o Acre é considerado o local com menor Índice de Progresso Social (IPS), dentre os nove estados que compõem a Amazônia Legal. O Acre alcançou a pontuação de 54,1 e ficou atrás de Roraima e Amazonas. Os três locais com melhores índices são Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.
Em relação aos 22 municípios acreanos, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano aparecem nas piores posições do país, junto com outros 82 municípios, que tiveram a média igual a 49. Somente Rio Branco está no grupo dos melhores índices, na categoria com IPS médio de 65,79.
  •  
Municípios do Acre com pior IPS, de acordo com Imazon (Foto: Divulgação/Imazon)Municípios do Acre com pior IPS (em vermelho):
Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão,
Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano
 (Foto: Divulgação/Imazon)
De acordo com o relatório, o cálculo levava em consideração três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. Em relação à primeira dimensão, as piores cidades acreanas são: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Feijó e Santa Rosa do Purus.
No que diz respeito ao bem-estar, que leva em consideração o acesso ao conhecimento básico, à informação, comunicação, saúde e sustentabilidade dos ecossistemas, somente três municípios estão em alerta. São eles: Porto Walter,Jordão e Santa Rosa do Purus.
A dimensão oportunidades foi calculada a partir de quatro componentes: direitos individuais, liberdade individual e de escolha, tolerância e inclusão e acesso à educação superior. Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Sena Madureira são os locais com menor pontuação.
O IPS médio da Amazônia Legal, de acordo com o estudo, chegou a 57,1. O valor é inferior à média nacional, que é de 67,73. O levantamento varia de 0 a 100 e leva em consideração 43 indicadores, dentre eles: subnutrição, mortalidade, abastecimento de água, moradia, analfabetismo, violência.
A Amazônia Legal cobre 59% do país e é composto, além do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.