Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Nova pesquisa Vox Populi é liberada e aponta nova vitória de Tião Viana no 1º turno

Pesquisa aponta Tião com 49%, Bocalom 20%, Márcio 18% e Rocha com 2% dos votos
Pesquisa aponta Tião com 49%, Bocalom 20%, Márcio 18% e Rocha com 2% dos votos
A Justiça Eleitoral liberou, sob algumas considerações, a nova pesquisa da Vox Populi Brasil e ela enfim pode ser divulgada. A pesquisa de opinião pública sobre as eleições novamente indica uma larga vantagem do candidato à reeleição ao Governo do Estado, Tião Viana (PT). De fato, o estudo recente da Vox confirma os indicativos de pesquisas anteriores de que Tião Viana venceria a disputa governamental ainda em primeiro turno.
Na pesquisa de intenção de voto estimulada, Tião Viana aparece disparado sobre os seus rivais com um percentual de 49%. A novidade da nova pesquisa da Vox é que desta vez o 2º colocado na disputa ao Palácio Rio Branco é o candidato da Coligação ‘Produzir para Empregar’, Tião Bocalom (DEM). Bocalom figura nas intenções de voto estimuladas com 20%. Na sequência, o deputado Marcio Bittar (do PSDB), candidato pela coligação ‘Por Um Acre Melhor’, ficou com 18%. O candidato pelo Psol, Antônio Rocha, tem 1% das intenções de voto.
Dos 12% restantes, 4% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco e 8% não responderam ou disseram não saber ainda em quem vão votar.
Vale destacar que a pesquisa estimulada é quando são oferecidas aos entrevistados, na pergunta, as opções de pré-candidatos para ele escolher. No caso da Vox, a pergunta foi: ‘se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria para governador do Acre?’
Os três candidatos atrás de Viana no páreo juntos somam 39% das intenções de votos (estimulada). Com a margem de erro do levantamento, que é de 3,4%, os três só conseguiriam chegar a 42,4% dos votos válidos. Como o petista, mesmo que a margem de erro o puxe pra baixo, só poderia ficar, no mínimo, com 45,6% dos votos válidos, significa afirmar que sua vitória seria no 1º turno.
Também considerando a margem de erro de 3,4%, quer dizer que Bocalom e Marcio Bittar estão tecnicamente empatados no segundo lugar.
A Vox Populi também descreve em quais regiões do Estado os pré-candidatos estão mais fortes. O primeiro colocado, Tião Viana, tem seu melhor índice em Cruzeiro do Sul, com 51% das intenções de votos. Nos municípios do interior, Tião aparece com 50% e em Rio Branco com 48%.
Já Bocalom aparece com 21% no interior, 20% em Rio Branco e apenas 15% em Cruzeiro do Sul. Marcio Bittar aparece com exatos 20% na Capital e em Cruzeiro e 15% nos municípios de interior. Antônio Rocha figura com 1% das intenções de votos nas três regiões.
O instituto também quis saber qual é a importância da escolha do vice na hora do eleitor decidir seu voto. Mais da metade, 55%, disseram que é ‘importante’; 21% disseram que é ‘muito importante’; 14% afirmaram que é ‘pouco importante’; 8% responderam que não é ‘nada importante’ e 2% não souberam ou não responderam a pergunta.
A nova pesquisa da Vox Populi Brasil foi realizada ouvindo 1.100 acreanos espalhados por 18 municípios, dos quais 410 foram em Rio Branco; 440 nos municípios de interior e 330 em Cruzeiro do Sul. Apenas as cidades de difícil acesso ficaram fora do estudo. A pesquisa foi feita entre 26 a 29 de julho deste ano, sendo que sua margem de erro, conforme citado anteriormente, é de 3,4% para mais ou para menos. Tal margem lhe confere um índice (ou intervalo) de confiança de 95%.
A pesquisa da Vox foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) sob o número: AC-00033/2014. Já no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ela foi protocolada  no nº BR-00384/2014.
Resultados para o Senado apontam: Perpétua 40% e Gladson Cameli 37%
Todas as pesquisas são unânimes quanto à disputa ao Senado nesta eleições (que, vale a pena ressaltar, não tem 2º turno). A candidata da Frente Popular, Perpétua Almeida (PCdoB), e da coligação Por Um Acre Melhor, Gladson Cameli (PP), aparecem sempre colados. Na maioria das vezes até empatados tecnicamente. Na nova pesquisa da Vox os números mostram tal cenário.

Perpétua Almeida tem, na pesquisa estimulada, 40% das intenções de votos. Gladson Cameli, por sua vez, tem 37%. A diferença entre os dois é de apenas 3 pontos percentuais. Em outras palavras, levando em conta a margem de erro (de 3,4%), eles estão empatados.
Dando continuidade aos números, o candidato da coligação de Tião Bocalom (Produzir para Empregar), Roberto Duarte Junior (PMN), aparece com 4% das intenções de votos; seguido de perto pelo professor Fortunato Martins (Psol, apoiado por Antônio Rocha), com 2%.  Os entrevistados que não sabem ainda em quem vão votar para o Senado ou preferiram não responder a pesquisa somam 13%. Outros 4% responderam que devem votar branco ou nulo.
Embora Gladson e Perpétua estejam acirrados em um empate técnico, nas regiões do Acre a distância entre eles é bem visível. Na Capital, Perpétua soma 46%, mantém uma taxa de 35% nos municípios do interior e cai bastante, para 20%, em Cruzeiro do Sul. Já Gladson mostra que é na maior cidade do Juruá que fica seu reduto eleitoral. Em Cruzeiro, o progressista  soma 70% das intenções de votos, cai para 41% nos municípios de interior e para 32% em Rio Branco.
Já Roberto Duarte tem 4% no interior, 3% na Capital e 1 em Cruzeiro do Sul. Por fim, Fortunato Martins soma os mesmos 3% em Rio Branco, 2% pelo interior e apenas 1% em Cruzeiro.
http://agazetadoacre.com/noticias/nova-pesquisa-vox-populi-e-liberada-e-aponta-nova-vitoria-de-tiao-viana-no-1o-turno/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.