Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Acre inicia segunda fase da campanha contra o HPV

0109-cotidiano-hpvacre
24 mil adolescentes devem ser vacinadas
Iniciou nesta segunda-feira, em todo país, a segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV. No Acre, a meta é imunizar pelo menos 85% do público alvo formado por 24 mil adolescentes. A vacina contra o vírus previne o câncer de colo do útero.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é oferecida na rede pública pela primeira vez. São três doses para completar a proteção. A primeira foi ofertada entre os meses de março e abril.
A partir de setembro, todas as unidades do país iniciam a segunda fase da campanha, imunizando meninas de 11 a 13 anos. No Acre, o público alvo é de 24 mil adolescentes e a meta é imunizar 85% desse total.
“Setenta por cento dos casos de câncer estão associados a um desses tipos de vírus do HPV e o governo federal entendendo a importância social e financeira disso lançou essa vacina. Na rede particular o custo das três doses é de R$ 900,00 e hoje é distribuído gratuitamente à população”, comentou a secretária de saúde, Suely Melo.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, na primeira fase, a campanha contra o HPV alcançou 87% de cobertura. A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Em algumas mulheres a doença produz lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Cerca de 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano no Brasil, estima-se o surgimento de 15 mil novos casos da doença e cerca de 5 mil óbitos.
http://agazeta.net/cotidiano/5985-acre-inicia-segunda-fase-da-campanha-contra-o-hpv

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.