Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Redação do Enem deve ser enxuta, pois objetividade traz força ao texto

Professora Fernanda Bérgamo dá dicas para se escrever uma boa redação. Adjetivação em excesso e redundâncias devem ser evitadas.
Do G1 PE



















O tempo todo, nós somos obrigados a fazer escolhas, das mais simples às mais complicadas. Nem sempre conseguimos escolher rápido. Tereza Maria, por exemplo, foi ao shopping comprar um sapato, mas quando se deparou com a vitrine, ficou indecisa. “Difícil, né? Se tiver alguém do lado pra ajudar, é bom”, disse Tereza.
Na hora de escrever a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é comum aparecerem dúvidas. Quais palavras usar para expressar a opinião sobre o tema em questão? De que forma essas palavras devem ser colocadas no texto? No livro Linhas Tortas, do escritor alagoano Graciliano Ramos, há uma crônica que ajuda a entender melhor esse processo de escolha:
“Deve se escrever da mesma maneira como as lavadeiras. Elas começam com a primeira lavada, torcem o pano, voltam a torcer. Depois enxaguam. Dão mais uma torcida e mais outra. Torcem até não pingar do pano uma só gota. Quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa.”
“Graciliano Ramos tinha razão. É preciso retirar do texto todos os excessos. Use seu rascunho para eliminar do seu texto antes de passar a limpo, adjetivação excessiva, as informações desnecessárias, as redundâncias, os pleonasmos. A objetividade vai trazer ao seu texto mais força, mais clareza e muito mais eficiência”, explicou a professora de redação Fernanda Bérgamo.
É verdade que escolher não é uma tarefa fácil, mas para isso a professora tem uma dica. “Paulo Valery já dizia: entre duas palavras, escolha sempre a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha sempre a mais curta. Se você puder escolher entre carta constitucional e constituição, por que não fazer a opção por constituição?”. Agora é pegar o lápis, a caneta e começar a escrever, pelo menos como treino. E não se esqueça das orientações da professora. “Use a ordem direta. Um texto enxuto é um texto claro, é um texto forte, é um texto eficiente”, concluiu.
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.