Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Servidor pode ser preso porque prefeito retém consignação

2509-politica-tceconsignacao-cleristom
TCE promete apertar o cerco em relação aos prefeitos
O Tribunal de Contas do Estado começa a ficar de olho nos prefeitos que estão sendo acusados de reter as consignações dos servidores e não passarem aos bancos. Dois gestores já foram citados como suspeitos de aplicar esse golpe: André Hassem de Epitaciolândia e "Carlos da Saúde", de Porto Acre.
As consignações são aqueles valores em que a prefeitura desconta na fonte (salário), as parcelas de empréstimos, fundos e pensões alimentícias. O dinheiro deve ser enviado ao banco conveniado para pagamento da dívida, mas os prefeitos usam os recursos para pagar outras dívidas.
Só que a prática pode trazer prejuízos e danos ao trabalhador. No caso de pensão alimentícia, o beneficiário deixa de receber o dinheiro mensal, e se recorrer à Justiça não será cobrado da prefeitura, mas do servidor, que, mesmo informando que houve o desconto, pode ser preso por não pagar a pensão.
No caso dos empréstimos, o servidor pode ser obrigado a pagar juros e multas. Para os bancos, é o trabalhador que deixou de pagar a parcela devida. O TCE está de olho nas ações das prefeituras e pode pedir que todas enviem um relatório detalhado dos descontos feitos em folha de pagamento.
Os prefeitos podem ser denunciados por apropriação indébita. O que não se entendeu até agora é porque os sindicatos dos servidores ainda não procuraram a Justiça para denunciar os prefeitos que estão retendo as consignações.
Os bancos também não denunciam que deixaram de receber as consignações. Por isso, a responsabilidade do prejuízo fica para os servidores.
http://www.agazeta.net/politica/6352-servidor-pode-ser-preso-porque-prefeito-retem-consignacao

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.