Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sebastião Viana enfrentará o Márcio Bittar no segundo turno

O segundo turno das eleições para o governo do Acre será disputado pelos candidatos Tião Viana (PT) e Marcio Bittar (PSDB). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas neste domingo (5), Viana teve 193.253 dos votos, o que corresponde a 49,73% dos válidos. Bittar recebeu 116.948 votos, o equivalente a 30,10%. Tião Bocalom (DEM), que ficou em segundo lugar em duas das três pesquisas Ibope, encomendadas pela TV Acre, filiada da Rede Globo, ficou em terceiro, com 76.218 votos, ou 19,61% (confira a apuração completa no estado).
Raio-x Acre (Foto: Editoria Arte)
Viana acompanhou o resultado no escritório de campanha, no bairro Bosque. Em coletiva à imprensa, o petista agradeceu os votos recebidos. "Quero agradecer a cada eleitor do Acre. Tive uma votação bonita, foram mais de 190 mil votos. A população me fez ter mais votos que a soma dos de Marcio Bittar e Tião Bocalom. Trabalhei com verdade", disse.
O candidato Marcio Bittar informou, por meio da assessoria, que vai se pronunciar oficialmente apenas na segunda-feira (6), no diretório regional do PSDB.
Atual governador do Acre, Tião Viana (PT) nasceu no dia 9 de fevereiro de 1961 em Rio Branco, capital do estado. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Pará, em Belém (PA), em 1986.
Disputou o cargo de governador em 1994, mas perdeu. Viana elegeu-se senador pelo Acre em 1998, e foi reeleito em 2006. Em 2010, elegeu-se governador do estado pela coligação Frente Popular do Acre (FPA).
Marcio Miguel Bittar (PSDB) é natural de Franca (SP), e nasceu em 28 de junho 1963. É bacharel em história pela Faculdade Claretiano, de Brasília (DF). Em 1994, foi eleito deputado estadual no Acre e, em 1998 e 2010, foi deputado federal. Atualmente, ocupa a primeira-secretaria da Câmara, no Congresso Nacional. Já concorreu ao Senado em 2002, prefeitura de Rio Branco em 2004, e ao governo do Acre em 2006, mas perdeu disputas. Faz parte da coligação Por um Acre Melhor.
Propostas
Durante a campanha, Viana propôs inclusão de ensino integral nas escolas estaduais, educação bilíngue, formação de docentes, manutenção e ampliação da saúde em vigilância, assistência farmacêutica. Também prometeu reforçar a segurança em escolas públicas e o policiamento comunitário, além de dar continuidade ao projeto Ruas do Povo e projetos de  construção de casas. Disse ainda que irá promover a criação de postos de trabalho nos setores industriais.

Bittar destacou em sua campanha a construção de saídas por ferrovia, hidrovia e rodovias, em função dos eixos produtivos e das saídas possíveis de mercadorias e das riquezas do subsolo. Prometeu também dar continuidade aos programas habitacionais existentes, observando a qualidade e idoneidade, além da criação de moradias para agentes da segurança. O candidato propôs fazer uma parceria público-privada para a gestão do sistema carcerário e a construção de mais cadeias.
Campanha
Nas três pesquisas Ibope, encomendadas pela TV Acre, afiliada da Rede Globo, divulgadas entre os meses de agosto e outubro, Tião Viana esteve na frente dos demais candidatos nas intenções de voto. A primeira, datada do dia 12 de agosto, o candidato da coligação Frente Popular tinha 46% das intenções, contra Márcio Bittar e Tião Bocalom, que tinham 19% e 18%, respectivamente. Na segunda pesquisa Ibope, divulgada no dia 12 de setembro, Viana representava 42% das intenções de votoentre os acreanos, Bocalom, 25%, e Bittar, 19%. Na terceira e última pesquisa, desta quinta-feira (2), o petista continuava na frente, com 47%, e Bocalom e Bittar empatados, com 23% cada.
Viana x Bittar
A principal polêmica ocorrida durante a campanha foi o caso das pichações de placas de diversos candidatos que compõem a Frente Popular do Acre 

(FPA) com inscrições que remetiam à Operação G-7, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, que investigava um suposto esquema de fraudes em licitações de obras públicas.
O candidato Marcio Bittar criticou durante entrevista, que foi ao ar na TV Acre, no dia 28 de agosto, o isolamento do Acre devido à cheia do Rio Madeira, que deixou o Acre isolado por meio terrestre. O candidato disse que pretende promover a ligação dos quatro municípios acreanos considerados isolados (Jordão, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter) com a BR-364.
Confira o resultado da votação (100% das seções apuradas):


Votos apurados: 418.772
Válidos: 388.590
Brancos: 6.153 (1,47%)
Nulos: 24.029 (5,74%)
Abstenção: 87.748 (17,32%)
G1

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.