Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Brasil tem mais de 60% de alunos do 4º ano fracos em leitura e matemática

Estudo da Unesco avaliou o desempenho de alunos do ensino fundamental.
No 7º ano, 84% têm conceitos de 'muito ruim' a 'regular' em ciências.

Do G1, em São Paulo
Estudantes da rede pública participam da prática em matemática (Foto: Caio Kenji/G1)Estudo avaliou o desempenho dos alunos em 
leitura, matemática e ciências (Foto: Caio Kenji/G1)
Um estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgado nesta quarta-feira (4) mostra que no Brasil mais de 60% dos alunos do quarto ano do ensino fundamental têm desempenho entre muito ruim e regular em leitura e matemática. E em ciências, 84% tem desempenho de alunos do sétimo ano de ruim a regular.
O Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce) avaliou o desempenho em matemática, leitura e ciências naturais de 134 mil estudantes do quarto e do sétimo ano de 3.200 escolas do Brasil e de mais 14 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado mexicano de Nuevo Leon.
Segundo o estudo, no Brasil, 64,26% dos estudantes do quarto ano ficaram entre muito ruim (2,60%), ruim (17,19%) e regular (44,47%) em leitura. Os outros 35,74% ficaram entre bom e muito bom. O desempenho dos alunos do sétimo ano foi melhor, com 50,7% entre muito ruim e regular em leitura.
Já na avaliação de matemática, 61,40% dos alunos do quarto ano ficaram entre muito ruim (3,47%), ruim (25,82%) e regular (32,11%). Os outros 38,20% ficaram entre bom e muito bom. Já no sétimo ano, menos da metade dos alunos avaliados (48,38%) ficou entre muito ruim (0,30%), ruim (9,32%) e regular (38,68%). A maioria dos alunos do sétimo ano ficou entre bom e muito bom em matemática.
VEJA O DESEMPENHO DO BRASIL EM LEITURA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
AVALIAÇÃO EM LEITURA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS
CONCEITO4º ano7º anoCONCEITO4º ano7º anoCONCEITO7º ano*
Muito ruim:2,60% 0,27%Muito ruim:3,47%0,30%Muito ruim:5,20%
Ruim:17,19%11,26%Ruim:25,82%9,32%Ruim:34,45%
Regular:44,47%35,42%Regular:32,11%38,68%Regular:44,69%
Bom:31,21%31,67%Bom:21,72%41,63%Bom:14,20%
Muito bom:4,53%35,27%Muito bom:16,89%10,07%Muito bom:1,46%
(*) Obs: Não foi feita avaliação em ciências para o 4º ano do ensino fundamental
Fonte: TERCE/Unesco
Já o desempenho em ciências mostra um grave problema de aprendizado nos alunos do ensino fundamental.  Apenas 15,66% dos estudantes conseguiram conceitos bom e muito bom. A grande maioria (84,34%) ficou entre muito ruim (5,20%), ruim (34,45%) e regular (44,69%).
Segundo nota técnica do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudo Terce "é uma etapa no processo educacional no qual políticas públicas baseadas em evidências, constatadas de forma sistemática, podem fazer a diferença para o futuro de alunos provenientes de entornos vulneráveis, buscando assim a equidade do sistema".

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.