Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

2015 será um ano cheio de feriados em dias úteis

Nove feriados importantes vão cair em dias da semana neste ano.
Mas a folga que todo mundo gosta pode ser bem ruim para a economia.

Renata CafardoSão Paulo, SP

O primeiro feriado do ano caiu em um dia útil e o ano de 2015 terá muitos mais.
Tem coisa melhor do que começar o ano já sabendo que terá muitas folgas em 2015?
"Puxa vida. Se Deus quiser vou viajar porque é a melhor coisa do mundo, é o melhor investimento na minha opinião", planeja a advogada Bianca Del Monaco.
"Descansar, passear bastante, andar de bicicleta, né? O que a gente não fez em 2014, fazer agora", diz a designer Nina Campos Zambardino.
Pois é, este ano terá nove feriados nacionais em dias úteis. Em 2014, foram apenas seis. O sofrimento maior foi no segundo semestre, em que as folgas esperadas para dias como o da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados caíram em fins de semana. Em 2015, elas serão todas em segundas-feiras.
Mas a folga que todo mundo gosta, não é boa para a economia. Indústria e comércio fechados significam perdas no PIB do país. Se 10% das empresas ficarem sem trabalhar, o Brasil vai perder R$ 2,36 bilhões a cada feriado.
"Para o empresário, ele tem duas alternativas: ou ele abre e arca com o custo maior em termos de salário, ou ele fecha e aí a economia do país tende a perder porque não ha produção naquele dia ou principalmente pros setores que dependem mais da mão de obra dentro da fábrica como é o setor industrial", comenta Jaime Vasconcellos, assessor econômico da Fecomércio-SP.
Mas uma padaria paulista investe nos feriados e não fecha nunca. Era uma das poucas abertas em São Paulo no dia 1º de janeiro, na região da Avenida Paulista. E o movimento nos feriados é até maior do que em dias úteis. 
"No feriado a gente recebe muito mais pessoas. Vem muito turista, vem o pessoal de fora, e compensa. É bom, é muito bom, a empresa fatura muito mais, com certeza", conta Sérgio Gonçalves Fernandes, gerente do estabelecimento.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.