Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Aprovados em concurso protestam na capital e cobram efetivação

'Professor provisório não tem Natal, nem Ano Novo', desabafa professora.
Ato público também protestou contra mudanças anunciadas pelo governo.

Veriana RibeiroDo G1 AC
Professores protestaram no Centro de Rio Branco (Foto: Veriana Ribeiro/G1)Professores protestaram no Centro de Rio Branco (Foto: Veriana Ribeiro/G1)
Candidatos aprovados e enquadrados no cadastro de reserva no concurso efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE/AC) protestaram nesta quarta-feira (28), em frente ao Palácio Rio Branco, contra a realização de um novo concurso para a área. Eles reivindicam a convocação imediata por parte do estado.
A professora Clemilda da Silva passou no concurso para professor efetivo em 2013 e ainda não foi chamada. Ela afirma que há dez anos passa em concursos para professores provisórios. "Isso gera insegurança e instabilidade. Todo ano a gente tem que passar em um concurso para depois ser demitido em dezembro, sendo que já passamos em um concurso para efetivo. É muito triste não ser valorizado", lamenta.
O sentimento é compartilhado pela professora Denise Santos.  "Eu passei no concurso, vou ocupar meu lugar, mas em caráter provisório. Sendo que eu tenho o direito de ser efetivada. Professor provisório não tem Natal, não tem Ano Novo e tem que todos os anos ficar alguns meses desempregado", desabafa.
Edileudo Rocha, vice presidente do SinproAcre, critica o governo do Estado por anunciar um novo concurso para provisório, sendo que o que foi realizado em 2013 continua dentro da validade. "São mais de cem professores que fizeram concurso em 2013, com validade de dois anos. Uma parte foi chamada e o que nos deixou indignados é o governo atravessar esse concurso em vigência e realizar um provisório. Os professores se sentiram ofendidos", diz.
Segundo ele, o sindicato solicitou do governo um quadro demonstrativo que  prove que não há vagas para professores efetivos. "Desde o final de 2014 o governo argumenta que não há vaga para efetivo. Nós pedimos o quadro demonstrativo de professores, para termos uma noção se o governo tem razão ou não, mas ele não entregou. Enquanto o governo não entregar esses dados, nós acreditamos que há vagas. Entramos com ação no MP e um mandado de segurança contra o concurso para provisório e estamos aguardando as decisões judiciais", afirma.
A Secretaria de Educação do Estado rebate as críticas e diz que os efetivos estão sendo convocados em janeiro e que o órgão está seguindo a ordem dos concursos realizados. De acordo com a SEE, em fevereiro devem começar as convocações dos aprovados em concurso para professor provisório.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.