Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Avaliação do professor será feita por opção dele, diz ministro Cid Gomes

Novo piso salarial do professor será anunciado nesta quarta-feira (7).
Ministro deu entrevista ao vivo para o 'Bom Dia Brasil'.

Do G1, em São Paulo

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta segunda-feira (5) em entrevista ao vivo para o programa Bom Dia Brasil que pretende avaliar os professores, mas que qualquer ação deverá ser feita por opção própria.
(Veja a íntegra e leia a transcrição da entrevista em "Bom Dia Brasil entrevista novo ministro da Educação")
  • Deve-se imaginar alternativas, estímulos que levem os professores a fazerem esse tipo de avaliação."
Cid Gomes, ministro da Educação
"Qualquer ação que tenha por objetivo avaliar professores, ela deverá ser feita por opção do professor, e aí deve-se imaginar alternativas, estímulos que levem os professores a fazerem esse tipo de avaliação", afirmou. Ele cogitou ainda desengavetar uma proposta do ex-ministro Fernando Haddad que funcionaria como uma espécie de 'Enem para professores'.
O ministro disse que pretende fazer com que as avaliações, feitas de dois em dois anos, sejam aplicadas anualmente.
Cid informou ainda que o reajuste do novo piso salarial da categoria, hoje em R$ 1.697, vai ser anunciado nesta quarta-feira (7). "Poucos lugares não pagam o piso, como Rio Grande do Sul. Vamos ter de conversar com os estados."
Ensino médio
Cid Gomes afirmou que vai promover a revisão do currículo do ensino médio ao longo de seu mandato e criar mais vagas em tempo integral. "O ensino médio é, sem dúvida, o setor da educação que tem os piores resultados e ainda tem um desafio de acesso. Temos de imaginar alternativas de currículos diferenciados. Algumas disciplinas que sejam base do currículo e outras que possam ser opcionais, segundo já a vocação e o gosto de cada estudante."

  •  
Eu não disse que o professor tem que trabalhar por amor, e não por dinheiro. O que eu disse é que remuneração é fundamental, mas é princípio básico, é pré-requisito para atuar em todas as áreas públicas que se tenha vocação."
Cid Gomes, ministro da Educação
'Declaração distorcida'
O ministro voltou a falar, após ser questionado, sobre uma declaração de 2011 em que teria dito que os professores devem trabalhar por paixão e não por dinheiro. No dia 2 de janeiro, após sua cerimônia de posse, em Brasília, o ministro disse que a declaração foi distorcida.

Na entrevista ao 'Bom Dia Brasil', ele lembrou que o serviço público, seja para um vereador ou um médico, exige vocação. "Eu não disse que o professor tem que trabalhar por amor, e não por dinheiro. O que eu disse é que remuneração é fundamental, mas é princípio básico, é pré-requisito para atuar em todas as áreas públicas que se tenha vocação. O Mujica, ex-presidente do Uruguai, disse agora uma coisa semelhante: quem quer ganhar dinheiro não vai para o serviço público, não vai para a vida pública. Vai para a iniciativa privada, que paga melhor. Isso foi o que eu falei, e sou comprometido com a melhoria do salário dos professores."

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.