Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul será presidida por uma mulher

Eleição aconteceu durante sessão extraordinária realizada nesta sexta (2).
Após empate, disputa foi decidida pelo critério da maior idade.

Vanísia NeryDo G1 AC
Rocilda Castro Sales recebeu 7 votos e ganhou disputa pelo critério de ter maior idade do que se adversário  (Foto: Vanísia Nery/ G1)Rocilda Sales recebeu 7 votos e ganhou disputa pelo critério de ter maior idade do que se adversário (Foto: Vanísia Nery/ G1)
A vereadora Rocilda Castro Sales, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleita, nesta sexta-feira (2), a nova presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul (AC) durante uma sessão extraordinária realizada no período de recesso da Casa. O vereador Romário Tavares, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), presidente da Câmara por dois anos, entregou a cadeira para a nova presidente da Casa.
Foram apresentadas duas chapas: a primeira era composta pelo vereador Anízio Correia (PSB) e a segunda chapa foi encabeçada pela vereadora Rocilda Sales (PMDB). A sessão iniciou por volta das 10h30 os 14 vereadores da Casa compareceram à sessão.
Com voto aberto, cada parlamentar fez sua escolha e ao fim da votação o resultado foi de 7 votos para cada chapa. Em casos de empate, o regimento interno da Câmara diz que o candidato com idade superior vence a eleição. A diferença de idade entre os candidatos é de 8 anos, tendo o vereador Anizio 50 anos e a vereadora Rocilda 58.
“Agradeço aos colegas de bancada que votaram em mim, eu já estava esperando esse resultado. Reconheço que os que não votaram têm sua bancada e seus compromissos políticos", destaca a nova presidente.
Eleição aconteceu durante sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (02) em Cruzeiro do Sul (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Eleição aconteceu durante sessão extraordinária
realizada nesta sexta-feira (02) em Cruzeiro do Sul
(Foto: Vanísia Nery/ G1)
Questionada sobre as primeiras medidas que deve tomar como presidente da Casa, ela fala em uma reformulação no regimento interno da Câmara. "Está muito aquém do nosso parlamento. Esse é o primeiro passo a ser dado e cumprí-lo rigorosamente”, pontuou.
O vereador derrotado pelo critério da idade, enfatizou que seu objetivo em concorrer a presidência da Casa era buscar transparência e independência para as atividades e ações desenvolvidas pelo legislativo.
“Fui convidado para fazer uma chapa para que nós pudéssemos concorrer com a chapa de situação do prefeito Vagner Sales, em busca de um parlamento mais independente. Eu pessoalmente, como vereador dessa Casa, considero que a mesa anterior não teve uma transparência como o parlamento exige e lancei meu nome, mas como em caso de empate a pessoa com maior idade ganha, hoje ela se torna a presidente da casa em Cruzeiro do Sul”, disse.
O ex-presidente da Câmara, Romário Tavares falou que fez o que era possível durante os dois anos que esteve na presidência e acredita que a nova mesa diretora deve continuar o trabalho iniciado por ele.
“O presidente tem que cumprir com o que manda o regimento. A nova mesa tem um desafio muito grande e eu quero desejar muita sorte à nova presidente, que ela possa fazer um ótimo trabalho e que a população possa acompanhar mais as sessões”, desejou.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.