Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

No Norte, AC é o estado em que jovem negro mais tem chance de ser morto

Estudo mostra que jovem negro tem 3,8 mais chances de ser assassinado.
Pesquisa traça comparativo de risco entre jovens negros e brancos.

Caio FulgêncioDo G1 AC
Região Norte (ranking)Risco Relativo
Acre3,8
Amazonas3,7
Pará3,6
Roraima3,3
Amapá2,6
Rondônia1,8
Tocantins1,8
O risco de um jovem negro, entre 12 e 29 anos, ser assassinado no Acre é superior ao de outros estados da Região Norte. Os dados preliminares são do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014, divulgados na sexta-feira (2), pela Secretaria Nacional da Juventude. O estudo mostrou que, no Acre, um jovem negro tem 3,8 mais chances de ser assassinado do que um branco.
Em uma análise de comparação aos dados de 2012, ano base do estudo, e a versão anterior, é possível perceber o aumento do risco relativo no Acre. Enquanto em 2007, foram contabilizados 18 homicídios de jovens brancos e 49 de negros; na divulgação mais recente, existe o quantitativo de sete brancos mortos para 86 negros. Isso fez com que o risco de morte de negros saltasse de, aproximadamente, 1,0 para os 3,8.
Os dados mostraram também que, no que diz respeito ao indicador de violência letal entre jovens, as taxas de mortalidade por homicídio entre negros é superior em todos os estados da Região Norte. Mesmo fazendo ressalvas aos estados, com exceção do Pará, cujos números absolutos de homicídios entre jovens brancos é inferior a 50. Em toda a região, a taxa de mortalidade de negros é 72,5, ou 214% superior à de brancos, que é 23,1. No Acre, essa taxa é de 45,4 de morte de negros e 11,9 para brancos. (veja no gráfico abaixo)
  •  
Comparativo mostra taxa de homicídios entre jovens brancos e negros nos estados da Região Norte (Foto: Reprodução/Índice)Comparativo mostra taxa de homicídios entre jovens brancos e negros nos estados da Região Norte (Foto: Reprodução/Índice)
A pesquisa mostrou também que, em relação ao índice de Violência e Desigualdade Racial, o estado acreano chegou a 0,37, escala considerada média. Esse valor indica que, quanto mais próximo de 1, maior é a proporção de jovens negros mortos em relação a jovens brancos. De acordo com o estudo, a maior escala do país é Alagoas (0,61) e a menor é São Paulo (0,20).
Índice de Vulnerabilidade da Juventude
A pesquisa foi encomendada pela Unesco e Secretaria-Geral da Presidência ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confronta dados de homicídios de 2007 e 2012. Para efeitos de classificação, a quantidade de "negros", foi formada pelas categorias "pretos" e "pardos" e a de "brancos" é formada por "brancos" e "amarelos".

Foram levados em consideração para o estudo de vulnerabilidade quesitos como: frequência à escola e situação de emprego, pobreza e escolaridade, além da taxa de mortalidade. A pesquisa tem como universo de análise os municípios com mais de 100 mil habitantes no Brasil. Acesse o levantamento completo no link.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.