Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Novo plano de governo de Tião Viana propõe projetos inovadores para o Acre


O fortalecimento da produção é uma das propostas do plano de governo
O fortalecimento da produção é uma das propostas do plano de governo
Durante o período das eleições de 2014, o governador Tião Viana, enquanto candidato ao pleito, percorreu os 22 municípios do Acre para, em nome dos valores democráticos e da cidadania, ouvir as necessidades de cada cidade e, junto a população, construir o novo plano de governo a ser proposto para a gestão 2015-2018.
O governador tomou posse nos primeiros minutos do dia 1 de janeiro de 2015, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Assim, o plano que visa à continuidade do desenvolvimento econômico, urbano e social do Acre, além de implantar novos projetos nas áreas de produção, saúde, educação, infraestrutura e sustentabilidade, começa a ser executado em janeiro de 2015.
“O papel do governo é procurar entender que um dos maiores exemplos de governabilidade é quando você pega nas mãos das pessoas e leva o tempo da transformação para a vida delas. Foi com este lindo exemplo que constituímos este plano”, conta Tião Viana.
O plano de governo da gestão 2015-2018 possui 276 páginas e foi produzido a partir da introdução de diretrizes que consideram as análises geográficas do Acre (demografia, hidrografia, solos, vegetação e clima), e as visões estratégicas do ponto de vista político, considerando a atuação dos governos de Lula e Dilma Rousseff.
Um Acre mais desenvolvido e economicamente sustentável
Os eixos estratégicos que propõem o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado apresentam-se com inúmeros projetos inovadores, a partir do incentivo à produção de grãos, hortaliças, fruticultura, e o fomento à agropecuária que garantem a solidez do desenvolvimento inclusivo na área da extensão rural.

Programas que visam sistematizar e preservar os espaços naturais e as unidades territoriais, além de controlar, conservar, arborizar, monitorar e regularizar as áreas ambientais também estão presentes. A exemplo, os programas de cadeias produtivas e meios de vida sustentáveis que incidem sobre o fortalecimento da pecuária, o extrativismo e a produção familiar.
Mais desenvolvimento social e urbano
Projetos nas áreas de proteção social, voltados para os direitos humanos, políticas para as mulheres, para os povos indígenas e programas que geram resultados para a cultura, também foram inseridos prioritariamente para a nova gestão. Estão inclusos ainda, projetos de infraestrutura, habitação e na área de transporte que vêm promover o desenvolvimento urbano do estado.

Sobre os eixos: saúde, educação e segurança
São os eixos que carecem uma atenção especial, haja vista serem indispensáveis para a população. Na saúde, a atenção, o aprimoramento e o uso de tecnologias e inovações visam qualificar a saúde pública do Acre. Já na área de educação, o Acre vem se destacando, e irá executar projetos de assistência, valorização e inclusão estudantil garantindo uma educação básica de qualidade para todos.

Já na área de segurança, os projetos visam promover, aprimorar, qualificar e estruturar as ações desta modalidade de gestão no estado, com atenção dispensada a todos os setores do sistema. (Ana Paula Pojo / Agência Acre/ Foto: Sérgio Vale/ Secom)
http://agazetadoacre.com/noticias/novo-plano-de-governo-de-tiao-viana-propoe-projetos-inovadores-para-o-acre/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.