Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

O “pacotão” de Dilma poderá gerar efeito cascata e preços podem disparar no Acre

Durante toda campanha eleitoral do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez declarações que, caso o seu adversário Aécio Neves (PSDB) ganhasse a presidência da República, o tucano adotaria medidas antipopulares, elevando a carga tributária como uma forma de movimentar a economia brasileira.
A petista declarou ainda que facilitaria a desoneração de impostos, como fez com os produtos da cesta básica, mas no primeiro mês de seu segundo mandato, o discurso foi deixado de lado com o lançamento de um pacote com uma série de aumentos de impostos que teria o objetivo de fortalecer o caixa da União.
O pacotão da Dilma incluiu a volta do tributo regulador do preço de combustíveis (Cide), o aumento do PIS/Cofins sobre a gasolina, provocando a alta nos impostos sobre a gasolina que chegará a 22 centavos sobre o litro, e de 15 centavos para o litro do diesel, prejudicando estados como o Acre.
A Petrobras já fez o anuncio que pretende repassar o aumento de impostos para gasolina e diesel. A estatal estima que o reajuste fique entre 5% e 7% nas bombas, com impacto na inflação, principalmente em estados como o Acre, que pratica o preço mais elevado de combustíveis no Brasil.
As medidas econômicas para turbinar os cofres do governo petista terão impacto direto no bolso dos acreanos que poderão sofrer com o efeito cascata no reajuste de produtos de primeira necessidade, já que o aumento do combustível também será repassado para o transporte de mercadorias para o Estado.
A reportagem tentou ouvir a análise de políticos de situação e oposição sobre as medidas de arrocho anunciadas pelo Governo Federal. O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) acredita que os brasileiros foram vítimas de “um estelionato eleitoral” com as promessas não cumpridas de Dilma.
“O Brasil e o Acre foram vítimas de um estelionato eleitoral, a presidenta e o governador disseram que a oposição mentia que tudo estava controlado. Que a inflação estava sobre controle, que os juros não iam subir, que não haveria reajuste na gasolina, mas tudo não passou de uma farsa”, diz Bittar.
Segundo o parlamentar tucano, a petista prometeu que direitos adquiridos não seriam mudados, e que as contas públicas estavam controladas. “Agora veio a hora da realidade. Tudo que disseram não era verdade, uma hora a conta chega. Pior é que a conta será paga por quem não aguenta mais, o contribuinte”.
Márcio Bittar acredita que o Acre vai sofrer muito com os preços do transporte. “Para nós é complicado, o frete encarecera mais ainda os produtos. No Acre os empresários se preparam para alagação que o governo jurava que não vinha. E o governador preocupado em aumentar cargos e loteá-los para políticos”.
O deputado estadual Moisés Diniz (PCdoB), que foi o líder do governo petista do Acre na Aleac, acredita que as medidas que reflitam na piora de vida da população devem ser combatidas e contestadas pelos representantes populares eleitos pelo voto do contribuinte, “que é quem paga a conta”.

“Eu sou um péssimo economista, mas, qualquer medida antipopular, que piore a qualidade de vida da população, deve ser combatida por quem de direito foi eleito para representar os anseios da população nos poderes. A oneração de impostos sempre vai ser custeada por quem estar na ponta, o consumidor”.
LEIA TAMBËM:


http://www.ac24horas.com/2015/01/20/pacotao-de-dilma-podera-gerar-efeito-cascata-e-precos-podem-disparar-no-acre/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.