Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Rio Tarauacá transborda e já desabriga quatro famílias

Pela segunda vez este ano, os rios Iaco e Tarauacá transbordam. 
Na capital, Rio Acre apresenta 12,59 metros e se aproxima da cota de alerta.

Veriana RibeiroDo G1 AC
Na cidade de Tarauacá, município acreano a 400 km da capital Rio Branco, quatro famílias estão desabrigadas devido à cheia no Rio Tarauacá, que apresentou neste sábado (24) a marca de 10,70 metros ao meio dia. O rio ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros.
De acordo com o prefeito, Rodrigo Damasceno, cerca de 20 ruas já chegaram a ser atingidas pela cheia. "Como as casas são elevadas, ainda não precisamos fazer a retirada de mais famílias. As ruas são nos bairros da Praia e Triângulo, que são sempre os primeiros a serem atingidos", explica o prefeito.
Apesar da situação de alerta, ele afirma que a situação ainda não se compara a cheia histórica que ocorreu em novembro de 2014. "Na última alagação, em novembro, nós chegamos a 11,95 metros. Não estamos ainda naquele patamar", diz.
O prefeito tem a esperança que o rio apresente vazante. "O Rio Muru, que é um afluente do Rio Tarauacá, deu sinal de vazante. Nós esperamos que isso influencie o rio Tarauacá", espera.
Cheias
O rio Tarauacá não é o único a transbordar. Em Sena Madureira o Rio Iaco apresentou neste sábado (24), na medição das 6h, a margem de 15,89 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 15,20 metros.
Na capital acreana, o rio apresentou cheia durante todo o sábado e se aproxima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. O Rio Acre apresentou a marca de 12, 58 metros às 6h, aumentando para 12,64 metros às 9h e 12, 70 metros ao meio dia.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.