Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Celebridades são relacionadas a contas no HSBC da Suíça

 Celebridades como Jô Soares, Maitê Proença, Claudia Raia e Tom Jobim estão na lista do 8.667 brasileiros que tinham contas numeradas (com donos identificados apenas por código) no HSBC da Suíça, segundo informações publicadas pelo jornal O Globo nesta segunda-feira. Há casos de personalidades que receberam recursos públicos para desenvolver atividades artísticas por meio de leis de fomento como a Rouanet e o Fundo Nacional da Cultura.

SAIBA MAIS

·        

·        

·        

De acordo com a publicação, quatro membros da família de Jorge Amado constam na lista. Além do escritor, que morreu em 2001, estão também sua mulher Zélia Gattai, falecida em 2008, e os filhos João Jorge e Paloma. A conta foi aberta em Genebra seis meses antes da morte de Jorge Amado e, em 2006/2007, estava zerada.

Entre os cineastas estão Andrew Waddington, mais conhecido como Andrucha, que aparece dividindo uma conta com seu irmão Ricardo Waddington, e Hector Babenco, que surge com registro de correntista aberto em abril de 1988 e fechado em junho de 1992.

Os atores Claudia Raia e Edson Celulari, que se separaram em 2010, são identificados como donos de uma conta conjunta que, em 2006/2007, guardava um total de US$ 135,7 mil. Outras celebridades que aparecem são Francisco Cuoco, Maitê Proença e Marília Pêra. Segundo o Globo, Maitê abriu a conta em 1990 e em 2006/2007 tinha USS 585,2 mil em seu nome. Marília, por sua vez, aparece com um registro de abertura de conta em fevereiro de 1999. Em 2006/2007, ela dispunha de US$ 834 mil.

O jornal apurou também que o apresentador Jô Soares é relacionado a quatro contas. Todas estavam zeradas em 2006/2007. Nos documentos do banco, Jô aparece associado às empresas Lequatre Foundation, de Liechtenstein, e a Orindale Trading, nas Ilhas Virgens Britânicas. O músico Tom Jobim, que morreu em 1994, também consta da lista, dividindo a conta com a mulher, Ana Lontra Jobim, dona de duas outras contas. Na lista, aparecem ainda nomes de celebridades cujas contas bancárias são de período anterior à sua condição de pessoa pública, aponta o jornal.

A publicação afirma que, com exceção de Jô Soares e Ricardo Waddington, as celebridades listadas nas planilhas do HSBC de Genebra devolveram ou participaram de trabalhos financiados, em parte, por dinheiro de fomento à cultura.

De acordo com o jornal, as celebridades que aparecem nas planilhas do HSBC e que foram localizadas pelo Globo afirmaram não ter ciência de qualquer conta no banco suíço ou disseram ter realizado todas as operações financeiras de forma legal.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.