Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Centro de Rio Branco é liberado nesta quinta-feira após vazante do rio

Quarta Ponte também será reaberta a partir das 21h.
Termina Urbano deve voltar a funcionar na sexta-feira (6).

Do G1 AC
O governo anunciou que o trânsito na área central da capital acreana será liberado nesta quinta-feira (5), a partir das 21h. No mesmo horário, a Quarta Ponte também deve voltar a funcionar. O restabelecimento das localidades ocorre após o Rio Acre apresentar vazante durante todo o dia. O Rio Acre apresentou a marca de 18,21 metros, às 19h, segundo a Defesa Civil Estadual.
Vão ser reabertas as vias: Av. Ceará; Av. Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Av. Brasil e Marechal Deodoro. O trecho entre as ruas Epaminondas Jácome e Marechal Deodoro também será reaberto e terá duplo sentido de circulação. Ainda de acordo com o governo, o Terminal Urbano deve voltar a funcionar nesta sexta-feira (6), às 5h, na primeira viagem dos ônibus.
Calamidade pública
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu nesta quarta-feira (4) o estado de calamidade pública por rito sumário para as cidades de Rio Branco e Brasileia. Com isso, as ações de resposta devem ser feitas com mais agilidade. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5). O Ministério da Defesa prometeu, nesta quarta-feira (4) ao governador Tião Viana o envio de homens do Exército Brasileiro para dar apoio logístico à população durante a cheia.

Pior desastre da história
No dia 1º de março, Rio Branco decretou estado de calamidade pública devido à cheia do Rio Acre. Desde então, o rio já alcançou mais de 50 bairros e desabriga 9,2 mil pessoas, até esta quarta. A cheia afeta diretamente quase de 87 mil habitantes.

Seis ruas na região do Centro da cidade chegaram a ser interditadas, mas foram reabertas na noite desta quinta-feira. O Terminal Urbano, que tinha sido fechado devido a cheia do rio, deve voltar a funcionar nesta sexta-feira (6). Das três pontes que foram interditadas, uma foi reaberta na noite desta quinta: a Quarta Ponte.
Segundo a Eletrobras Distribuição Acre, mais 20.629 edificações tiveram a energia cortada. As aulas nas escolas públicas e particulares foram suspensas e o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas até sexta-feira (6).
Na quarta, a força da correnteza começou a ameaçar a Ponte Metálica e oito caçambas carregadas com brita foram colocadas sobre a estrutura para dar estabilidade. O rio também invadiu a Estação de Tratamento de Água (ETA II), no bairro Sobral, e um plano foi montado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para evitar que a água chegue ao sistema de captação.
Nesta quinta, o Ministério da Integração entregou kits emergenciais às famílias desabrigadas e desalojadas pela enchente do Rio Acre. Ao menos de três mil colchões e fraldas descartáveis foram entregues para atender as famílias afetadas pela enchente das cidades de Brasileia, Tarauacá e Xapuri.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.