Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ministro da Previdência anuncia R$ 35 milhões para vítimas da enchente no Acre



O ministro da previdência social, Carlos Eduardo Gabas, chegou ao Acre neste sábado, 7, para, junto com o governador Tião Viana, acompanhar a situação das famílias atingidas pela enchente e autorizar recursos de quase R$ 35 milhões em antecipação de beneficio previdenciário, para cerca de 40 mil pessoas das cidades de Rio Branco, Brasiléia e Xapuri, onde a união reconheceu calamidade pública.
O ministro veio acompanhado pelo senador Jorge Viana, deputado federal, Sibá Machado, a presidente nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, o superintendente da região Centro-Oeste e Norte do INSS, André Fidélis, além de assessores do Ministério da Previdência Social (MPS).
Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre acompanharam numa visita ao desabrigados que estão alojados no Parque de Exposições. No local, Gabas acompanhou o trabalho assistencial que governo e prefeitura prestam as mais de dez mil famílias desabrigadas em Rio Branco.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Cidade do Povo, onde o governo federal trabalha a entrega de mais de 10 mil casas com toda a infraestrutura necessária para a população. No local, Gabas visitou a família de Reginaldo Gomes que há pouco tempo deixou sua casa numa área afetada pela enchente para residir na Cidade do Povo.
A antecipação do benefício
Durante coletiva o ministro Carlos Eduardo Gabas e equipe de governo explicaram o processo de antecipação do benefício previdenciário. “A Previdência está autorizando aos aposentados a anteciparem uma parcela do salário, que poderá ser paga em até 36 meses. O pagamento será feito a partir do terceiro mês a contar da data do adiantamento e sem que haja qualquer cobrança de juros”, explicou Gabas.
O principal objetivo do governo federal é ajudar as famílias na recuperação dos danos ocasionados pela tragédia. “O ministério estará antecipando ainda, todo o calendário de pagamento para o dia 25, ou seja, as pessoas que recebiam até o dia 5, já poderão receber o benefício nesta data, inclusive o adiantamento”, ressaltou Gabas.
Carlos Eduardo Gabas lembrou que a medida se estende a todos os beneficiários das cidades onde a união reconheceu calamidade, independente de estes morarem ou não, nas áreas atingidas pelas águas.
O ministro lembrou ainda, que somente beneficiários permanentes da previdência, têm direito à solicitação. A medida não se estende aos temporários, como os que recebem auxílio-doença. A antecipação pode ser feita diretamente na agencia bancária. “Lembrando que a antecipação do benefício é opcional e estará disponível do dia 25 de março ao dia 30 de maio”, acrescentou o ministro.
A atenção irrestrita do governo à população
“Todos esses benefícios demonstram a atenção irrestrita do governo federal, aos aposentados vítimas da enchente no Acre”, declarou Tião Viana. O governador destacou ainda, que juntamente com a presidente nacional do INSS estão trabalhando a transferência de mais cinco agências do órgão para o estado.
Para o ministro Gabas a atenção e assistência que o governo do estado e a prefeitura dão à população, são exemplares para todo o país. “Eu e minha equipe estamos surpresos com a forma como o governo do estado tem prestado auxílio a essas famílias. Fiquei triste por ver a tragédia, mas satisfeito por ver essas famílias sendo atendidas com decência e humanidade”, Elogiou Gabas.
O senado Jorge Viana lembrou que este momento se trata de ajuda humanitária, e o que junto com o governador Tião Viana, já estão pensando medidas para o processo de reconstrução das cidades. “O apoio do governo federal neste momento é inestimável”, afirmou.
O prefeito Marcus Alexandre contou ao Ministro, que governo e prefeitura já estão planejando as ações para o retorno destas famílias às suas casas. “Na segunda-feira [9] nós estaremos na Arena da Floresta mobilizado 570 homens e 270 equipamentos para iniciar a operação de limpeza na cidade”, informou.
Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.