Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Ministro visita regiões atingidas por cheia no Acre e promete ajuda

Ministro afirma que 17 mil kits serão enviados ao Acre 
Enchentes afetam mais 83 mil pessoas no estado.

Yuri Marcel e Caio FulgêncioDo G1 AC
Ministro da Integração Gilberto Occhi (Foto: Agência de Notícias do Acre)Ministro da Integração Gilberto Occhi, ao lado governador do Acre, Tião Viana e do senador Jorge Viana, visitou áreas afetadas pela cheia (Foto: Divulgação/ Agência de Notícias do Acre)
Em visita ao Acre nesta sexta-feira (27), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, visitaram as regiões atingidas pela cheia. Eles desembarcaram no aeroporto de Xapuri (AC), pela manhã, e, acompanhados do governador do Acre, Tião Viana, seguiram pela BR-317 até os municípios de Epitaciolândia e Brasileia, onde conferiram de perto os estragos deixados pela cheia. Ao chegar em Rio Branco, o ministro conversou com a imprensa e prometeu ajuda para o estado. Integraram a comitiva ainda representantes dos ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social.
De acordo com o ministro, 2,5 toneladas de medicamentos já foram enviados pelo governo federal para as vítimas de enchente e aproximadamente 17 mil novos kits serão enviados para o Acre. "A partir de segunda-feira (2), chegam do Ministério da Integração kits com alimentos, água, colchão, limpeza e higiene para essas famílias", explica.

Ele anunciou ainda a liberação de R$ 400 mil em recursos para que o governo do Acre possa pagar aluguel social para as vítimas das enchentes.

Neste domingo (1), técnicos da Defesa Civil Nacional devem vir ao Acre para identificar as famílias e casas atingidas para que essas pessoas sejam inclusas no programa Minha Casa Minha Vida. "A velocidade com que esse rio encheu tem sido também a velocidade da resposta dos prefeitos, do governo estadual e do governo federal", salienta.
Ministro Gilberto Occhi e secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)Ministro Gilberto Occhi e secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)
O ministro ressaltou ainda a necessidade de se pensar em obras que possam eliminar ou ao menos minimizar os danos causados por desastres naturais. "O governador Tião Viana pediu a construção de 2,2 mil novas moradias para essas cidades e para Rio Branco. Estamos também trabalhando para que os bancos federais possam criar o mais rápido possível criar um certo conforto para os empresários dessas cidades", afirma.

Sobre o apelo feito ao governo federal para que os haitianos não entrem no país pelo Acre, ao menos durante o período de enchente, Occhi disse que o assunto está sendo tratado entre o governador do Acre, Tião Viana e o Ministério das Relações Exteriores.

Mais de 83 mil afetados por cheia
A cheia dos rios no estado colocaram pelo menos sete municípios em situação de emergência. Na quarta-feira (25), a Secretaria Nacional da Defesa Civil, reconheceu, a emergência em cinco deles: Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco. Mais de 83 mil pessoas foram afetadas pela cheia no estado direta ou indiretamente, segundo a Sala de Situação. 

Na quinta-feira (26), o Rio Acre começou a dar sinais de vazante em pelo menos três municípios do estado. O manancial baixou em Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, revelando um cenário de destruição. Na cidade de Tarauacá, o rio que leva o mesmo nome do município, também vazou. Por outro lado, nas cidades de Xapuri e Rio Branco, o Rio Acre continua subindo. O Rio Envira, manancial que banha a cidade de Feijó,  e o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul também transbordaram.
Nível do Rio Acre baixou em Brasiléia e imagens tiradas, nesta quinta-feira (26), mostram efeitos da cheia (Foto: Sérgio Vale/Secom Acre)Nível do Rio Acre baixou em Brasiléia revelando estragos pela cheia; registro foi feito na quinta-feira (26) (Foto: Sérgio Vale/Secom Acre)
Nesta sexta, o nível do rio em Rio Branco, marcava 16,67 metros, ao meio-dia. Já em Xapuri, o rio alcançou a marca histórica de 18,29 metros.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.