Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Porto Velho atinge cota de alerta e BR 364 pode sofrer inundação

Embora as autoridades rondoniense neguem a possibilidade de isolamento da BR 364 que une Acre-Rondônia- Brasil, em virtude das medidas paliativas em torno do rebaixamento da cota de funcionamento da Usina Hidrelétrica de Jirau, determinada pela Agência Nacional de Águas para o nível 87, a medida parece não ser o suficiente para conter o volume das águas.

Ao contrário do esperado, que era o rebaixamento do nível das águas nessas regiões, a Agência Nacional de Águas (ANA) registra na manhã desta quarta-feira, na região do Abunã, 21,90 metros, ou seja, pouco menos de 0,10 centímetros para que as águas invadam alguns trechos considerados baixos, como por exemplo, na altura do KM 862, na entrada do distrito de Jaci Paraná. A cota de transbordamento do Abunã é de 23 metros.
Já na área urbana de Porto Velho a situação preocupa as autoridades, pois nas primeiras horas desta manhã, o nível do rio Madeira atingiu a cota de alerta 16,68 metros. Desde a tarde de ontem, 03, as águas chegaram a área central da cidade e já preocupava moradores e empresários. As medições são atualizadas estão disponíveis do site da ANA (medição das 09h).
Mesmo diante do cenário negativo, as autoridades continuam afirmando que as águas não irão inundar a BR 364, já que a medida de rebaixar a cota de funcionamento continuará sendo aplicada com objetivo de conter o nível do Abunã, a medida pode retardar prejuízos aos moradores do entorno da Usina Hidroéletrica e evitar o isolamento entre Rondônia e Acre, porém acarreta grandes prejuízos para a área urbana de Porto Velho, já que a água liberada seguirá para a capital, como tem ocorrido nas últimas horas.
http://www.ac24horas.com/2015/03/04/porto-velho-atinge-cota-de-alerta-e-br-364-pode-sofrer-inundacao/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.