Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Rio Acre tem sinais de vazante em Rio Branco, mas previsão é de chuva

Nível se manteve em 18,40 metros por 5h e começou a baixar na quarta. Riozinho do Rola também apresentou uma leve vazante.

Nível se manteve em 18,40 metros por 5h e começou a baixar na quarta.
Riozinho do Rola também apresentou uma leve vazante.

Geisy NegreirosDo G1 AC
Homens do Corpo de Bombeiro retiraram entulhos da ponte metálica na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Caio Fulgêncio/G1)Homens do Corpo de Bombeiro retiraram entulhos da ponte metálica na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Após cinco horas consecutivas mantendo o nível de 18,40 metros, o Rio Acre, em Rio Branco, começou a apresentar sinais de vazante às 23h desta quarta-feira (4). Na medição das 6h e 7h desta quinta-feira (5) o manancial registrou o mesmo nível de 18,34 metros, uma vazante de 6 centímetros. Às 9h (horário local), baixou mais dois centímetros e chegou a 18,32 metros. No entanto, de acordo com a Defesa Civil, ainda há previsão de muita chuva para o estado nos próximos dias. O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre na capital, apresentou uma leve vazante e saiu de 18,87 metros para 17,84, em 24 horas.
Na quarta-feira (4), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu o estado de calamidade pública por rito sumário para as cidades de Rio Branco e Brasileia. O Ministério da Defesa disse ao governador do estado, Tião Viana, que vai enviar ao Acre 300 homens do Exército para ajudar na assistência às vítimas da cheia.
Enfrentando o pior desastre natural de sua história, Rio Branco tem mais de 50 bairros e 86 mil habitantes atingidos pela cheia. Dados fornecidos pela prefeitura apontam 9,2 mil pessoas desabrigadas.
Três pontes e seis ruas continuam interditadas na região do Centro da cidade. A Eletrobras Distribuição Acre informou que mais de 20 mil edificações tiveram a energia cortada no estado. As aulas nas escolas públicas e particulares também seguem suspensas e o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas até sexta-feira (6).
A força da correnteza levou a Secretaria de Obras do município a colocar 8 caçambascarregadas com britas sobre a Ponte Metálica para estabilizar a estrutura . A entrada do Terminal Urbano também foi inundada pelas águas e teve as atividades paralisadas.
Ainda na quarta, o rio invadiu a Estação de Tratamento de Água (ETA II), no bairro Sobral, e um plano foi montado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para evitar que a água chegue ao sistema de captação. Caso o rio atingir a cota de 18,50 metros, a estação terá que ser desligada.
Subida em Assis e Brasileia
Em Assis Brasil e Brasileia o nível do rio voltou a subir. Enquanto às 6h de quarta, o nível estava em 4,53 metros. Às 6 desta quinta, subiu para 6,22 metros. Em Brasileia também houve uma elevação de 4,79 às 6h de quarta para 5,55 metros no mesmo horário desta quinta.

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.