Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

'Cada dia é uma vitória', diz grávida de quíntuplos após conferir ultrassom

Exame feito na quinta-feira mostra que menino já tem mais de 1 kg.
Moradora de Santos está internada em SP preventivamente.

Letícia MacedoDo G1 São Paulo
Grávida de quíntuplos passa por ultrassom semanal  (Foto: Letícia Macedo/ G1)Grávida de quíntuplos passa por ultrassom semanal (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Às vésperas de completar 27 semanas de gravidez, a encarregada de vendas Karina Bárbara Barreira, que está grávida de quíntuplos, ficou sabendo que o único menino já tem 1,069 kg. Na tarde desta quinta-feira (2), ela passou por mais um ultrassom, no hospital Sepaco, na Zona Sul de São Paulo, onde ela está internada preventivamente.
“Hoje eu me surpreendi porque o menininho já passou de um quilo. Fico feliz de ver que eles estão ganhando peso. Cada dia é uma vitória”, afirmou. A moradora de Santos está internada desde 10 de março, em repouso, para que o estado de saúde dela e das crianças seja acompanhado de perto por uma equipe médica especializada.
Ao sair da sala, ela olha para o marido e diz: “Está ficando craque, hein, papai?”. João Biagi Júnior tinha adivinhado o peso do menino. “Disseram que eles ganham cerca de 200 g por semana. Por isso, eu falei que o menino já teria um quilo”, conta.
Karina e o marido tentavam ter um filho desde 2010. Ela engravidou depois de tomar alguns remédios receitados pelo médico, mas não precisou recorrer à inseminação artificial.
Semanalmente, ela passa por um ultrassom para avaliar a evolução e a vitalidade dos bebês. “Todos estão evoluindo, ganhando peso. Todos estão bem de saúde, com batimentos cardíacos ritmados e líquido aminiótico em boa qualidade”, afirmou o médico radiologista Rodrigo Junqueira Rocha.

“Eles estão menores, mas isso já era esperado. Alguns que têm o desenvolvimento de 3 a 4 semanas menor [que um outro bebê que não seja múltiplo]”, explicou médico radiologista Rodrigo Junqueira Rocha.

Renata engordou 7 kg até a 26ª semana (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Renata engordou 7 kg até a 26ª semana
(Foto: Letícia Macedo/ G1)
A menor bebê tem 546g. As outras estão com 789g, 769g e 668g. “Cada semana que passa eles estão mais apertadinhos”, descreve o médico.
A mamãe segue disposta. Durante o ultrassom, a equipe médica a auxilia para mudar de posição. Na tarde desta quinta, andou calmamente e sem dificuldades pelos corredores. Até o momento, ela engordou 7 quilos. “Mas está bom para quem está esperando cinco bebês, né?”, brinca. Ela conta que enjoou bastante no início da gravidez, o que ajudou a manter o peso.

Duas incubadoras na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já foram reservadas para as crianças de Karina e João Biagi Júnior. Nos próximos dias, outras serão separadas preventivamente.

Dificilmente a gravidez chegará a 40 semanas. Para prolongar a gestação, Renata tem mantido uma rotina bastante regrada. Acorda cedo e recebe a primeira visita das enfermeiras por volta das 6h. Outras visitas da equipe médica se sucedem ao longo do dia até por volta de meia-noite. Os batimentos cardíacos das crianças são controlados diariamente.
“Estou me alimentando bem, fazendo bastante repouso, bebendo muito líquido”, afirmou. A probabilidade de uma gravidez quíntupla é uma em cerca de 40 milhões, segundo especialistas. O doutor Rodrigo diz que a gravidez de Karina chama a atenção dos colegas. “É diferente. Todo mundo fica surpresa. Acho que ninguém ainda pegou um caso desses.”
Grávida foi internada para facilitar acompanhamento médico (Foto: Letícia Macedo/ G1)Grávida foi internada para facilitar acompanhamento médico (Foto: Letícia Macedo/ G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.