Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

STF derruba pensão vitalícia de ex-governadores do Pará; Acre deve ser o próximo

POLÍTICA

STF derruba pensão vitalícia de ex-governadores do Pará; Acre deve ser o próximo

10 de Abril de 2015 às 08:57:37
Por 7 votos a 1 os ministros do STF (supremo Tribunal Federal) derrubaram nesta quinta-feira (9) regras do Estado do Pará que permitiam o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores.
A decisão abre um precedente para o julgamento de outros casos semelhantes que tramitam na corte.
As ações que questionam o pagamento de pensão a ex-governadores foram protocoladas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Além Pará, há ações contra dispositivos semelhantes que permitem o pagamento de pensão vitalícia para ex-governadores do Acre, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.
Como as regras e leis que permitem os pagamentos não são idênticos em todos os Estados, o STF terá de analisar cada um dos processos para decidir se aceitará ou não a validade das pensões.
Único na sessão a se manifestar favoravelmente ao pagamento, o ministro Dias Toffoli destacou que o Supremo já considerou legal o pagamento de outras pensões especiais. Como exemplo citou o caso de ex-campeões da Copa do Mundo de 1958, 1962 e 1970, que desde a Lei Geral da Copa passaram a receber um benefício.
Segundo ele, em casos de necessidade comprovada, ex-governadores poderiam seguir recebendo a pensão.

Folha
http://www.oriobranco.net/noticia/politica/stf-derruba-pensao-vitalicia-de-ex-governadores-do-para-acre-deve-ser-o-proximo

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.