Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Celulares chegam até menores do ISE com ajuda da família, diz diretor

'Infelizmente a família é conivente com a situação', diz diretor do ISE.
Em três meses, mais de 30 aparelhos foram apreendidos na unidade.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Diretor do Ise (Foto: Iryá Rodrigues/G1)O diretor do Ise, Rafael almeida, disse que o Instituto está adotando novas medidas para evitar entrada desse tipo de objeto na instituição (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
Nos últimos três meses, mais de 30 aparelhos celulares foram encontrados nas dependências do Centro Socioeducativo Santa Juliana, em Rio Branco. Além dos aparelhos, foram apreendidos com os internos, drogas, serras, cachimbos e carregadores. Segundo o diretor do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Rafael Almeida, a maior parte desse material é levado principalmente por familiares. Atualmente, ao menos 120 jovens estão internados no local.
"Infelizmente a família é conivente com a situação, pois a maior parte dos materiais encontrados no Centro são eles que trazem. A família que deveria estar nos ajudando, para fortalecer que esse adolescente realmente saia dessa condição e retorne para a sociedade, acaba trazendo ilícitos", diz Almeida.
Os principais visitantes, segundo o diretor,  são as mães, tias, avós e irmãs dos internos. "É triste, porque vemos mães sendo levadas direto para a delegacia, ao tentar trazer celulares, entorpecentes e até dinheiro para os filhos que estão dentro do centro", contou o diretor.
Sobre as medidas adotadas pela direção para intensificar a segurança do Centro, Almeida diz que as revistas são uma rotina diária e que vão buscar fortalecer ainda mais esse procedimento.
"Temos que rever alguns conceitos, para intensificarmos ainda mais o procedimento de segurança. Seja nos familiares que adentram às unidades, seja nos adolescentes quando vão circular ou dentro dos seus alojamentos. Isso acaba trazendo uma ressaca para o sistema, porque é incômodo ter que mexer no alojamento do indivíduo, mas temos que fazer isso todos os dias", afirmou Almeida.
Nesses três últimos meses, seis adolescente fugiram do Centro Socioeducativo Santa Juliana. Três desses internos já foram capturados e voltaram para o centro, e outros três permanecem foragidos. A última fuga foi na madrugada última terça-feira (12), quendo três  adolescentes serraram as grades e fugiram pela cobertura.
Em três meses, mais de 30 celulares são encontrados em Centro Socioeducativo no AC (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Em três meses, mais de 30 celulares são encontrados em Centro Socioeducativo no AC (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.