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Pedido de CPI para investigar gastos com a BR-364 é protocolado na Aleac

Deputado questiona qualidade das obras de pavimentação.
Pedido espera para entrar na pauta de votação do Legislativo.

Yuri MarcelDo G1 AC
Situação da BR-364 sentido Cruzeiro do Sul, no Acre (Foto: Reprodução/TV Acre)Deputado questiona gastos com a BR-364
(Foto: Reprodução/TV Acre)
O pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos com as obras de pavimentação da BR-364, no trecho entre os municípios acreanos de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, foi entregue, nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre. O documento foi entregue pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB-AC), um dos oito parlamentares a assinar o documento.

Segundo Gonzaga, o pedido foi encaminhado à Mesa Diretora e ele espera que entre na pauta de votação em até uma semana. Apesar da bancada de oposição ao governo ser composta por apenas nove dos 24 parlamentares, o deputado diz estar confiante que a CPI seja aprovada.
"Deputados da base do governo me disseram que se conseguíssemos as oito assinaturas iriam aprovar o pedido", afirma.

Condições da estrada
Segundo Luiz Gonzaga, mais de R$ 1,5 bilhão foi gasto na construção do trecho da BR-364, entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. No entanto, o parlamentar acredita haver irregularidades na obra, dada as más condições de trafegabilidade na pista, que já chegou ser parcialmente interditada em alguns locais, em 2015.

Para embasar a denúncia, ele diz ter registrado as condições da BR-364. "Eu e o deputado federal [Wherles] Rocha filmamos e fotografamos a estrada para poder mostrar os problemas", conta.

Desde janeiro de 2015, a maior parte da BR-364 passou a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em matéria publicada peloG1, no dia 14 de maio, o superintendente do órgão nos estados de Acre e Rondônia, Fabiano Cunha disse que não iria comentar sobre a gestão da estrada no período anterior.

Na mesma ocasião, o G1 entrou em contato com o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), responsável pelas obras da BR-364 entre os anos de 1999 e 2014. Segundo o órgão, existe ainda um trecho de 63 km na região do município de Feijó, que ainda está sob responsabilidade do Estado. Esse trecho passará também para o Dnit, após a conclusão das obras na pista.

Sobre a possibilidade de uma CPI sobre os gastos com a estrada, o Deracre informou que todos os convênios e contratos firmados para a execução da BR-364 tiveram suas prestações de contas aprovadas.

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