Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Com motor de roçadeira, bicicleta adaptada chega a 60 km/h no AC

José da Costa, de 35 anos, diz que percorre 40 km com 1 litro de combustível.
Acreano usa engenhoca há pouco mais de um ano.

Caio FulgêncioDo G1 AC

Em busca de mais agilidade nas vendas de cosméticos, o autônomo José da Costa, de 35 anos, de Rio Branco, resolveu motorizar a própria bicicleta. O motor é, originalmente, para roçadeira e o veículo, de acordo com o acreano, consegue percorrer 40 km com um litro de combustível, chegando a uma velocidade de 60 km/h. Ele usa a engenhoca há pouco mais de um ano.
Segundo o vendedor, a ideia de adaptar a bicicleta surgiu depois de ver um amigo usando algo parecido. A bicicleta foi adquirida por R$ 600 e o motor por R$ 1.400. “Meu amigo me indicou onde poderia comprar as coisas. Eu mesmo adaptei. Encaixei o motor no quadro, coloquei a corrente e parafusei. Fica igual a uma moto. Mantive a corrente normal, porque se quebrar, não fico na mão”, explica.
Depois da adaptação, afirma Costa, a vida ficou muito mais fácil. O trajeto, entre o bairro Vitória – onde mora – e o Centro da capital acreana, antes era feito em quase o dobro do tempo e com muito mais esforço. O tanque da bicicleta tem capacidade para apenas um litro e meio de gasolina.
José da Costa, de 35 anos, diz que a bicicleta chega a percorrer 40 km com um litro de gasolina (Foto: Caio Fulgêncio/G1)José da Costa, de 35 anos, diz que a bicicleta chega a percorrer 40 km com um litro de gasolina (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
“Ela é muito econômica, com dois litros de gasolina vou de Rio Branco a Senador Guiomard [distante 24 km de Rio Branco]. No dia a dia, os trajetos mais comuns, que antes levavam em torno de uma hora, estou fazendo em 25 ou 30 minutos dependendo de como estiver o trânsito”, relata.
Procurado pelo G1, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) informou, por meio da assessoria de comunicação, que, apesar de não haver legislação específica, a bicicleta precisa ser registrada como veículo artesanal para receber as identificações. A ausência desse registro pode gerar autuação.
Bicicleta é adaptada com um motor, originalmente, de roçadeira (Foto: Caio Fulgêncio/G1)Bicicleta é adaptada com um motor, originalmente, de roçadeira (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.