Site Cultural de Feijó

Site Cultural de Feijó

Sinteac diz que governo não poderá corta pontos e que Codepe não tem autorização para negociar greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) falou sobre os últimos acontecimentos em torno da greve de professores e servidores da educação, que entrou no 45º dia. 
De acordo com a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, que concedeu entrevista coletiva, o ponto dos grevistas não será cortado, pois a atitude é ilegal, já que a ameaça de corte de pontos é uma tentativa de intimidação aos trabalhadores da educação. As alegações da sindicalista tem embasamento por meio de consultas jurídicas, realizadas pelo corpo de advogados da instituição.
“Essa história de querer corta o ponto dos trabalhadores não tem amparo legal, é uma ameaça de quem quer intimidar a categoria e assim desmobilizar o movimento grevista. O Supremo Tribunal Federal já se manifestou quanto à garantia do pagamento dos salários. Exemplo disso é o caso da greve da educação no Estado de São Paulo. Nossa assessoria jurídica está trabalhando e continuará a tomando as medidas judiciais necessárias para assegurar o direito de greve, pagamento dos salários de todos, e responsabilizará os gestores que praticar assédio moral contra a categoria”, enfatizou Nascimento.
Quanto à falta de negociação do governo com a categoria, o advogado do Sinteac, Junior Medeiros disse que o governo confunde negociação com conversa ressaltando que até o momento o Executivo não apresentou nenhuma proposta à categoria.
“O governo está equivocado quando diz que negociou com a categoria, ele não negociou como os grevistas, ele está confundindo negociação com conversa. O que o Executivo apresentou até o momento foi uma data para possível negociação, isso é uma conversa, um dialogo, mas não apresentou nenhuma proposta concreta, não fez uma contraproposta às reivindicações da categoria e muito menos apresentou algo que pudesse ser levado para a apreciação dos professores e isso não é e nem nunca foi negociação”, disse o advogado. 
Quanto a coletiva realizada na última quinta-feira (30), na sede da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em que representantes do Conselho de Diretores de Escolas Públicas do Acre (Codep) afirmaram que gostariam de participar das negociações com o governo, Rosana Nascimento afirmou que apenas o Sinteac tem amparo legal para representar a categoria, sendo que o Codep é um conselho eleito para cuidar de assuntos referentes a problemas estruturais e administrativos das escolas e não do sindicato e muito menos da categoria.
O Sinteac chegou e emitir uma nota de repudio por conta da atitude tomada pelos membros do Codep. Na nota o sindicato afirma que o “Codepe não tem autorização constitucional para negociar a greve” e só quem pode negociarem nome da categoria é o Sinteac.
 “A Secretaria de Educação podem conversar com quem bem entender, mas, somente podem negociar com o representante constitucional da categoria, o Sinteac”. 
O sinteac está programando uma série de atividade para os próximos dias, entre elas ações sociais voltadas para a área da educação e da saúde. Os manifestantes afirmaram também que estarão na próxima terça-feira (4) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) quando retornam os trabalhos legislativos, a intenção do comando de greve é voltar a se reunir com os deputados que compõem a Comissão de Educação para cobrar uma resposta e resultados da última reunião, que aconteceu antes do recesso parlamentar.
http://www.ac24horas.com/2015/08/01/sinteac-diz-que-governo-nao-podera-corta-pontos-e-que-codepe-nao-tem-autorizacao-para-negociar-greve/

Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Imagens de tema por compassandcamera. Tecnologia do Blogger.